segunda-feira, 9 de junho de 2008

Seleção Brasileira

Venezuela 2x0 Brasil
Certamente foi o pior jogo que a seleção fez na era Dunga. Os venezuelanos jogaram bem sim, mas, o Brasil jogou ridiculamente mal.
A seleção já começou mal na convocação. Muita gente pode me criticar por causa disso, mas, a convocação de Adriano não foi acertada. Ora, o time do São Paulo ja adimitiu, e não por menos, que joga em função do "Imperador", logo, já era de se esperar que ele fizesse gols. Isso, ao contrário do que muitos pensam, não significa que ele esteja jogando bem. Se um time joga em função de um jogador e ele não corresponder, não há mais nada o que se fazer com este jogador. Não por menos ele foi um dos piores em campo. Outra convocação que questiono é o lateral esquerdo Gilberto. Ele já tem idade para pensar em se aposentar(32), não que ele não esteja jogando bem, acho ele um craque, mas, duvido que ele seja um dos três jogadores acima de 23 anos a ser convocado para os jogos, e para 2010 (próxima copa do mundo) ele certamente não terá mais idade.
Faço estas críticas porque o técnico Dunga, em entrevista, se justificou dizendo que está fazendo testes. Testes de que? Pra que senão para as Olímpiadas? Existe algum outro campeonato que a seleção irá jogar do qual não estamos sabendo? De qualquer forma Dunga ainda observou uma coisa óbvia. Na mesma entrevista ele disse que o jogo serviu para uma observação: Robinho vai jogar no ataque.
Temos muitas falhas, muitos defeitos, muitas incerteza e nenhum time. Estamos a praticamente um mês dos jogos olímpicos e me parece que o único título que inda não temos no currículo e almejamos com todas as forças, uma vez que nossos hermanos argentinos já tem um, está mais longe de se tornar realidade.

Brasileirão - 5 rodada

Goleadas e lances inesperados, assim ficou marcada a quinta rodada do Campeonato Brasileiro de futebol.

Ipatinga 0x0 Naútico
Um jogo fraco e sem muitas emoções. Sem muito o que falar também

São Paulo 5x1 Atlético-MG
O Tricolor paulista finalmente mostrou sua força ao golear o galo mineiro. Em quinze minutos os anfitriões deram as boas vindas e o mercador já contava 3x0. Os mineiros bem que tentaram, mas, os paulistas dominaram o jogo inteiro.
Gols 1ª Tempo
8' - Hernanes (SPFC)
12' - Joilson (SPFC)
15' - André Dias (SPFC)
38' - Hugo (SPFC)

2ª Tempo
25' - Coelho (CAM)
39' - Hugo (SPFC)

Flamengo 5x0 Figueirense
Pode ser que muita gente apostou no Flamengo, mas, dúvido que alguém acreditava nesta sonora goleada. Os cariocas passearam em cima dos catarinas. Guiados pelo meio-campista Marcinho, em tarde inspirada, os rubro-negros garantiram os 100% de aproveitamento jogando em casa.
Gols 1ª Tempo
2' - Marcinho (FLA)
36' - Souza (FLA)
39' - Marcinho (FLA)
44' - Marcinho (FLA)

2ª Tempo
42' - Souza (FLA)

Portuguesa 3x1 Inter
A lusa encontrou o caminho da vitória jogando em casa contra o Inter. Os colorados parecem estarestar abalados com alguma coisa, que eu sinceramente ainda não descobri o que foi. A saída repentina do técnico Abel Braga, a venda de Iarley e as possíveis transferencias de Alex (destaque colorado este ano) e Nilmar, parecem finalmente surtir efeito no Beira Rio. Comandados pelo técnico interino
Guto Ferreira os colorados até saíram na frente, mas, se mostraram apáticos e permitiram a virada dos donos da casa. Nem o chute, fora do lance, do atacante Diogo(POR) no zagueiro Marcão(INT) tiraram o brilho da lusa. Alex (INT) foi expulso no finzinho da partida por reclamação (segundo amarelo).
Lance esquisito: o goleiro Renan tenta driblar o atacante da Lusa e se atrapalha, para evitar um fiasco maior, o goleiro do time gaúcho teve de chutar a bola contra o próprio gol, logicamente pra fora.
Gols 1ª Tempo
8' - Nilmar (INT)

2ª Tempo
1' - Washington - não usar (Portuguesa)
10' - Bruno Rodrigo (Portuguesa)
20' - Diogo (Portuguesa)


Sport 2x0 Palmeiras
Vanderley Luemburgo(PAL) parece não ter mais tática para bater a formação de Nelsinho Baptista(SPO). Desta vez o Sport jogou com o time reserva (poupando os titulares para a final da copa do Brasil contra o Corinthians) e nem assim o verdão paulista teve chance. O Sport dominou do começo ao fim, não deu espaço para o Palmeiras criar as jogadas e faturou a partida.

Gols
2ª Tempo
13' - Luciano Henrique (SPT)
41' - Roger (SPT)

Grêmio 2x1 Fluminense
O Gremio fez o dever de casa e venceu o Flu. Os cariocas jogaram com o time titular (uma vez que a final da libertadores está longe) porque precisavam sair desta situação incomoda da lanterna.
O jogo foi bastante amarrado no meio de campo, sem muitas oportunidades e com muitas faltas e cartões amarelos. Os cariocas reclamaram muito do árbitro que em muitas divididas acabava favorecendo os gaúchos apitando falta. Thiago Neves foi expuso da partida após um lance de interpretação. O meia do Flu abriu os braços para proteger a bola e acertou o jogador Felipe do Grêmio. O árbrito entendeu como lance proposital e mandou Thiago para o chuveiro mais cedo. Isso não alterou muita coisa pos o Grêmio já vencia por 2x0.
Gols 1ª Tempo
23' - Perea (GRE)

2ª Tempo
9' - Perea (GRE)
33' - Dodô (FLU)


Atlético-PR 5x0 Goiás
Jogo de um time só. Os goianos começaram atacando, mas, muito vulnerável, logo cederam a pressão rubro-negra. Destaque para o meio campo Allan Bahia(CAP) que marcou dois gols e mostrou muita garra na marcação. O técnico Roberto Fernandes parece que achou o caminho dos gols ao escalar três atacantes para o jogo.
Lances curiosos:
o primeiro foi fora de campo. Um torcedor atleticano jogou um copo de cerveja e por puoco não acertou Paulo Bayer. O torcedor foi retirado do estádio por outros torcedores e enquanto saía foi linchado por outros vários.
O segundo lance curioso aconteceu dentro de campo. O zagueiro do Goiás achou que o árbitro tinha marcado uma falta apos dividida e pegou a bloa com as mãos dentro da área. Não pode, pênalti e Furacão fechou 5x0.
Gols 1ª Tempo
11' - Antônio Carlos (CAP)
35' - Alan Bahia (CAP)

2ª Tempo
19' - Alan Bahia (CAP)
31' - Marcelo Ramos (CAP)
36' - Pedro Oldoni (CAP)

Vitória 1x0 Santos
A estréia de Cuca(ex-Botafogo) no comando do Santos poderia ter sido pior sim. O Vitória foi superior durante o jogo todo marcando bem e atacando com muito perigo. O Santos ainda teve Wesley expulso com sete minutos de segundo tempo, mas, a partida já se encaminhava para o Vitória, o jogo já estava 1x0.
Gols 1ª Tempo
24' - Dinei (VIT)


Cruzeiro 1x0 Vasco
A bela atuação do goleiro do Vasco, Tiago, foi injustamente apagada pelo árbitro da partida quando este marcou uma infração na reposição de bola do arqueiro vascaíno. O tiro livre indireto resultou em gol aos 26´do segundo tempo, uma pena. Jogo bom, bastante movimentado e uma pressão cruzeirense durante o jogo inteiro.
Gols 2ª Tempo
26' - Charles (CRU)

Botafogo 2x1 Coritiba
O verdão paranaense parece não dar sorte com árbritros mesmo. Mais uma arbritagem que prejudicou o Coritiba. Sem sorte com árbitros e nem com o time. O verdão parece ter perdido Pedro Ken (afastado para cirurgia no joelho e, ao que tudo indica, não atua mais no brasileiro) e Keirrison, o xodó da torcida também lesionado. O técnico Durival Júnior (COR) e a torcida ja percaberam o quanto de falta que esses dois vão fazer.
Gols 1ª Tempo
19' - Carlos Alberto (BOT)

2ª Tempo
21' - Hugo (CTB)
40' - Lucio Flavio (BOT)

Automobilismo - Fórmula 1- por Rafael Andrade

Final de semana um tanto quanto estranho na Fórmula 1, que foi disputada no circuito de Monteal, no Canadá. Começando pela preocupação de todas as equipes e pilotos à respeito da pista, que devido a acidentes no ano anterior, fizeram um novo asfalto para solucionar o problema de ondulações na pista. Problema resolvido! O detalhe foi que esse asfalto começou a se "esfarelar" todo! Além do mais, o circuito de Montreal exige muito dos
freios, e com o asfalto se desmanchando... Não foi nada fácil pra ninguém!
A corrida começou tranquila, sem acidentes na largada, Lewis Hamilton (Mclaren) que largou na pole position mantendo a liderança e abrindo vantagem para o segundo colocado, Robert Kubica (BMW) esse seguido por Kimi Raikkonen (Ferrari). Felipe Massa largou na sexta colocação e ainda perde uma posição na largada, o que dificultaria ainda mais sua briga com os primeiros colocados no campeonato. Mas, ninguém esperava que Adrian Sutil (Force India) teria problemas em seus freios já no início da prova, o que resultou na entrada do Safety Car, o que juntou todos os carros novamente e o que tirou toda vantagem que Hamilton tinha aberto em relação ao segundo colocado. Os boxes se abrem e a maioria dos pilotos optam por adiantar sua primeira parada. Raikkonen e Kubica saem lado a lado, e como a saída dos boxes ainda estavam
fechados, são obrigados a parar até que o sinal verde apareça liberando a saída. Mas Hamilton queria tanto a liderança que resolveu passar por cima de qualquer um que estivesse em sua frente, e conseguiu!!! Literalmente atropelou Raikkonen nos boxes, o que tirou ambos da prova.
A Corrida estava caindo no colo de Kubica e Massa, mas, a Ferrari não levou sorte mais uma vez. A bomba injetora de combustível não reabasteceu o carro de Massa, forçando o brasileiro a parar mais uma vez. Com isso, Kubica aproveitou e começou a abrir caminho para sua primeira vitória na categoria e de sua equipe, a BMW. A alegria da BMW não acabou por ai, pois ainda teve Nick Heidfeld em 2º lugar, fechando a dobradinha da equipe.
Massa terminou em 5º lugar. Destaque também para David Coulthard (Red Bull), que iria fazer apenas uma parada, e se aproveitou muito bem da entrada do Safety Car, se mantendo na pista enquanto grande parte dos pilotos pararam, e garantiu seu lugar no podium, com a 3º colocação.
Nelsinho Piquet (Renaul) abandonou a prova, e até agora a equipe não especificou a razão. Rubens Barrichello (BAR), assim como Coulthard, com uma estratégia diferente da maioria dos pilotos, optou por uma parada apenas, o que o manteve na liderança durante algumas voltas, mas mesmo com a perda de desempenho de seu carro no fim da corrida, ainda conseguiu a 7º posição, marcando mais 2 pontos no campeonato.
Com a vitória de Kubica, o 5º lugar de Massa e o abandono de Hamilton e Raikkonen, Kubica é o novo líder do campeonato com 42 pontos, seguido por Hamilton e Massa, ambos com 38 e Raikkonen com 35 pontos.
Á quem diga que este é o capeonato meis equilibrado da história.

Confira a classificação final do GP do Canadá:

01 Robert Kubica Bmw Sauber
02 Nick Heidfeld Bmw Sauber
03 David Coulthard Red Bull
04 Timo Glock Toyota
05 Felipe Massa Ferrari
06 Jarno Trulli Toyota
07 Rubens Barrichello Honda
08 Sebastian Vettel Toro Rosso
09 Heikki Kovalainen Mclaren-mercedes
10 Nico Rosberg Williams
11 Jenson Button Honda
12 Mark Webber Red Bull
13 Sebastien Bourdais Toro Rosso
14 Giancarlo Fisichella Force India
15 Kazuki Nakajima Williams
16 Fernando Alonso Renault
17 Nelsinho Piquet Renault
18 Lewis Hamilton Mclaren-mercedes
19 Kimi Raikkonen Ferrari
20 Adrian Sutil Force India