quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Brasileirão - resumo final

Pronto, agora sim não falta mais nada acontacer no futebol brasileiro. Um time de segunda dividão, foi o campeão da primeira e não é brincadeira.
O técnico campeão brasileiro ano passado caiu para a tarceira divisão.
O time campeão ano passado lutou até o penultimo jogo contra o rebaixamento e só foi salvo porque seus adversários diretos se enfrentaram no último jogo.
O time que só se salvou do rebaixamento no ano passado no último jogo foi o campeão.
Por esses motivos nós do blog resolvemos "premiar"os clubes com maior destaque desse campeonato:

E o prêmio "Papai Noel" vai para...
Goiás.
Em um jogo conseguiu dar a alegria para três clubes diferentes: o Independente, que foi o campeão da sul-ameriacana, o Grêmio que ganha a chance de disputar a pré libertadores e o desacreditadíssimo Flamengo, que ganha uma vaga na sul-americana de 2011.

O prêmio de "Dedo podre" vai para...
O Goiás de novo.
O clube iniciou o campeonato brasileiro com um time mequetrefe e um treinador muquirana (Leão). Esperou se afundar até o último para ter a intelingenssíssima ideia de demiti-lo. Ai veio a "diarréia mental" na diretoria que achou que Jorginho com toda sua experiencia como treinador (Treinou 3 clubes profissionais e nada fez com nenhum deles) iria resolver a parada. Para a "surpresa" de todos, não resolveu e acabou demitido também. Nas últimas rodadas veio o técnico Arthur Neto que nunca brilhou e nada se ouviu falar. Resultado? Segunda divisão e a derrota lastimável da sul-americana nos penaltis para o Independente da Argentina.

O prêmio "Ele é o cara" vai para...
Paulo César Carpegiani.
O treinador iniciou seus trabalhos 2 jogos antes da Copa do Mundo no Atlético Paranaense. A torcida rubro-negra esperava que o time fosse lutar contra o rebaixamento e "Carpa" deixou o time brigando pela libertadores. Foi contratado pelo São Paulo em meados do segundo turno. O time estava em baixa mas sob seu comando as vistórias vieram e até a penúltima rodada ainda tinham chances de ir para a Libertadores. Terminou o ano com chave de ouro ao golear o Atlético Mineiro por 5x0.

O prêmio "Só sei jogar com time de craques" vai para...
Muricy Ramalho.
Falem o que quiserem, acho ele bom, mas, só sabe jogar com time bom. No ano passado quando assumiu o Palmeiras chegou a ser lider do campeonato. Uns tropeços aqui, outros ali e a cena que fica na cabeça é do atacante Obina trocando socos com o zagueiro Maurício ao final do primeiro tempo de um jogo que o verdão perdia por 1x0. Detalhe: os dois eram do mesmo time.
Na minha opinião, técnico bom tem o time na mão. Fica fácil comandar: Fred, Deco, Wahington, Émerson Sheik, Amoroso, Cicinho...agora, comandar: Mauricio Ramos, Obina, Armero...não é para qualquer um. Queria ver se ele conseguiria fazer alguma coisa com o Goiás!

O prêmio "Eu não sirvo para mais nada" vai para...
Vanderlei Luxemburgo.
O treinador iniciou seus trabalhos no Atlético Mineiro, campeão estadual com goleada. Mas as jogatinas nas madrugadas o fizeram cair de rendimento como foi citado na revista Placar. Como um técnico do padrão de Vanderlei não descobriu Ganso, Neymar e companhia limitada? Além disso se não fosse demitido do galo certamente este amargaria hoje uma das vagas da segundona. Foi para o Flamengo e fez as mesmas pataquadas, terminou salvo pelo calendário.

O prêmio "Eu não nasci para ganhar" vai para...
Cuca.
Conseguiu a façanha de permanecer com o Fluminense na primeira divisão do nacional no ano passado. Foi eliminado nas semi finais do carioca desse ano. No brasileirão desse ano assumiu a vaga de Adílson Baptista no Cruzeiro. Teve pelo menos 5 chances de ser líder do campeonato e não só não conseguiu como também não foi o campeão.

O prêmio "Eu não quero ser o campeão" vai para...
Corinthians e Cruzeiro.
Ambos tiveram pelo menos 2 chances de se isolar na ponta do campeonato e só depender de si para ser campeão...não souberam aproveitar.

O prêmio "Somos ridículos" vai para...
CBF.
Em 1996 a torcida do Fluminense invade o campo após a derrota para o Atlético Paranaense em casa (2x1) e quase mata o goleiro rubro-negro Ricardo Pinto, que teve de sair em um helicóptero direto para a UTI. Além de o clube não ter sido punido um jogo se quer, no mesmo ano, o tricolor caiu para a segunda divisão...na teoria, porque na prática houve a famosa virada de mesa. Em 1997, o tricolor cai para a segundona e no ano seguinte para a tarceira divisão. Em 1999 o Flu da a volta por cima sob comando do técnico Carlos Alberto parreira e é campeão da terceira divisão.
Em 2000 a excelentíssima CBF resolve criar um campeonato aos moldes antigos e que intitulou-se copa João Havelange. Segundo a entidade foi uma forma para homenagear o ex-presidente e jogador. Assim feito tínhamos todos os times do clube dos 13 no módulo Azul (correspondente a primeira divisão) mais os times que haviam subido da segunda divisão e os times que haviam caído para a segundona jogariam com os que subiram da terceira e os que nada fizeram (nem caíram, nem subiram) o módulo Amarelo (correspondente a segunda divisão). existiam mais 2 outros módulos, o verde e o branco. Na etapa do mata-mata os melhores clubes de cada módulo se enfrentavam até que sobrassem os 2 finalistas (na época Vasco {módulo azul} e São Caetano {módulo amarelo}). Enfim...o Fluminense não deu em nada.
Mas, no ano seguinte volta o Campeonato Brasileiro (ainda na era do mata-mata) e...opa...o Fluminense estava na primeira divisão.

PARENTESES PARA OS QUE NÃO SABEM: esse foi o grande motivo pelo qual ninguém sabe se o Flamengo é penta ou tetra. Para a excelentíssima CBF é penta, dividindo um dos títulos com o Sport Club Recife. Naquela época o Sport foi o campeão do módulo Amarelo e o mengo do Azul, mas os cariocas se negaram a enfrentar os pernambucanos na final alegando que ja haviam vencido a "primeira divisão". Como se trata de um clube carioca e estamos no Brasil, tudo acabou em pizza e o título foi dividido.

Essa é a história do Campeão Brasileiro de 2010. O ano em que não se deveria falar de futebol.

O prêmio "Sou brasileiro e não desisto nunca" vai para...
A todos os brazucas amantes do futebol, que todo ano criam expectativas com seus times e todo ano aguentam as mesmas idiotices do nosso futebol.