segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro 2009 - ultimas

Bom galera, o campeonato brasileiro chegou ao fim. Faremos um levantamento sobre nossos palpites e os resultados finais:

TÍTULO
Nossos candidatos ao título eram:

Palmeiras
Depois de um começo muito medícore (le-se aqui o sentido literal da palavra = mediano) sob comando do técnico Wanderley Luxemburgo o clube surpreendentemente demite o treinador que da lugar ao conclamado Muricy Ramalho. No começo Muricy parecia que resolveria o problema e que levaria o time ao título, mas, mostrou que não tinha o time sob controle e caiu de produção de forma impressionante, perdendo, além do título, a vaga para libertadores. o Palmeiras terminou em 5 lugar.

Inter
O clube vinha fazendo boa campanha sob comando do técnico Tite, mas, o treinador se mostrou muito medroso e pouco ousado para armar o time e fez com que a equipe caísse de produção após a saida de Nilmar. Demorou, até tempo demais, mas Tite deu lugar a Mário Sérgio. Apesar de considerar Mário Sérgio um treinador muito fraco, foi esta a solução que o Inter achou após ter fechado contrato com Wanderley Luxemburgo que disse só assumiria a equipe após o campeonato pois cumpriria sua palavra com o Santos. Mário fez excelente campanha tendo um aproveitamento de 67% e chegou a última rodada podendo ser campeão, mas com um detalhe muito importante: o Gremio precisava perder. O Inter ficou em 2 lugar.

São Paulo
Fez a mesma campanha de sempre. Começou e terminou o torneio de modo regular. Porém a reta final foi decisiva para a equipe terminar a competição em 3 lugar. Pisou na bola em alguns jogos e quando mais precisava ganhara ficou para trás. Ao meu ver, isso deve-se a falta de experiencia do técnico Ricardo Gomes. Apesar disso o treinador melhorou de forma significativa a produtividade da equipe no ataque. Não foi o suficiente.

Cruzeiro
Foi o mais tolo no campeonato. Esta história de poupar jogador não ta com nada. De que serve o preparador físico? Se tivesse feito a campanha que fez no segundo turno, terminária a competição como o campeão faltando 3 rodadas para o final. A história se repetiu: Adílson poupou jogadores e mais uma vez perdeu o campeonato priorizado, teve sua cabeça a pedidos do torcedor, mas, se recuperou e terminou entre os 4 da competição, para ser mais exato em 4 lugar.

Corinthians
Não foi o time que todos esperavam. Ainda no começo do campeonato, após o título da copa do brasil, desmanchou o time, isolou Ronaldo - que pouco jogou - e caiu de produção. Como time muito abaixo do campeão o timão ficou apenas em 10 lugar.

REBAIXAMENTO

Avai
O melhor técnico da competição sem dúvida nenhuma. Podem dizer que o Andrade fez um grande trabalho, mas este assumiu o clube faltando poucos jogos para o témrino do campeonato.
Sillas foi surpreendente ao recusar propostas quando ainda estava com o time na zona de rebaixamento, assumiu o compromisso de tirar a equipe da situação incomoda e deixou o Leão na 6 colocação.

Santo André
Nós dissemos e eles não nos decepcionaram. Subiram para cair. Não surpreendeu ninguém e terminou rebaixado em 18 lugar.

Barueri
Foi regular durante toda competição. Venceu alguns jogos de forma surpreendente, mas perdeu outros na mesma moeda. Ficou em 11 lugar. Para o ano que vem o time será desmantelado.

Vitória
Deu trabalho aos grandes mas se deu mal com os pequenos. Não foi um visitante que incomodou, mas, fez bem se trabalhou em casa. Terminou em 13 lugar, livre do rebaixamento.

Atlético Paranaense
Mudou tres vezes de treinador, afastou jogadores e encontrou em um veterano sua esperançã para fugir do rebaixamento. Paulo Baier assumiu a 10 rubro-negra e não mais largou sendo o destaque do time na reta final. Time que só se salvou na penúltima rodada, no jogo decisivo contra o Botafogo. Terminou em 14 lugar.

Poucos acertos nos nossos palpites. Ano que vem esperamos ser mais eficazes e melhor analisadores.
Um abraço a todos e até a copa do Mundo.