sábado, 3 de julho de 2010

Brasil 1x2 Holanda

Diga caro leitor, quem foi o melhor em campo: Sneider ou Felipe Mello?

Pelo lado Holandês o meio campista Sneider fez o mesmo que o francês Zidane na copa de 1998 e 2006, deitou e rolou. Isso porque todos acreditavam que o jogador mais perigoso era Robben, este sim, foi bem marcado por Michel Bastos mas muito mal marcado por Gilberto (que substituiu Michel pois este ja tinha tomado um amarelo). Sneider teve muito espaço no meio de campo. Apesar de não ser um jogador que leve a bola para o drible, que não tenha uma arrancada forte, o camisa 10 da Holanda é um maestro. Põe a bola onde quer.
A analisar pelo belíssimo primeiro tempo dos brazucas todos certamente apostaram em uma goleada, e de fato poderia ter sido, mas a seleção não conseguiu aproveitar as oportunidades que criou.
No segundo tempo a seleção brasileira não impôs mais o rítmo de jogo e, como fez em todas as outras partidas, recuou. Os holandeses vieram para cima e fizeram a diferença.
Felipe Mello fez um belíssimo passe no gol brasileiro, mas como disse minha namorada Priscila: "isso não é normal dele, tava na cara que alguma coisa iria dar errado". O que se viu na seleção foi uma incapacidade de suportar a pressão e de manter a cebeça fria. Leandro Tocachellis disse: "o time é o que o técnico quer que seja e o Dunga deixou transparecer muita raiva, resultado disso foi ver o Kaká e o Felipe Mello sendo expulsos, o Robinho gritando com o zagueiro...". Não foi um jogo normal. O time estava rancoroso, irritado e esqueceu de jogar bola. Consequencia disso foi a falta de organização e a insegurança.
Agora, que o Felipe já deu sinais de nervosismo antes mesmo da copa, isso deu. Todos os comentaristas e todos aqueles que acompanham futebol italiano sabem que ele é um cara descontrolado. Certamente não teria sido o titular se Ramires ou Elano tivessem condições, como Felipe andava muito mal, pensei até que Dunga colocaria o tal do Josué.
Se Dunga foi ou é burro, não sei dizer, agora que ele é ruim, isso definitivamente não podemos dizer. Ontem ele completou 60 jogos no comando da seleção, foi a sexta derrota. Destes 60 jogos Dunga classificou para a Copa em primeiro, ganhou uma Copa das Confederações e uma Copa América. Dunga é um vencedor, mas a inexperiência pesou. Foram convocados vários jogadores versáteis: Michel Bastos atua como meia assim como Gilberto e foram convocados para fazerem a lateral; Elano pode fazer a ligação, jogar um pouco mais recuado ou até mesmo fazer a meia lateral; Julio Baptista começou como volante, passou por meia armador e hoje joga como segundo atacante; Daniel Alves faz a lateral e a meia cancha; Maicon pode fazer a meia lateral; enfim, quero dizer que o treinador não soube explorar esse outro lado dos jogadores e acabou mantendo a mesma formação do começo ao fim do jogo mesmo com um a menos. Ficamos com medo de avançar, de arriscar tudo, mas, estávamos perdendo...a diferença entre tomar 2x1, 3x1, 4x1 era a mesma, agora a diferença entre perder por 2x1 e não tentar fazer 2x2 foi muito grande. Time ápatico.
Agora temos 1 Dunga, 11 sonecas e 190 milhões de Zangados.
A sorte foi que os brasileiros estavam muito desconfiados do time, por isso a decepção não foi tanta.

Rumo ao Hexa....talvez em 2014.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil 3x0 Chile

Queimei minha língua. Brasil não venceu por 4x1 e jogamos como a Argentina.

O primeiro tempo foi quase todo nosso. Os chilenos subiam para o ataque como loucos e a marcação avançada permitiu que as melhores jogadas ofensivas fossem brazucas. Tanto que a primeira etapa terminou com Brasil 2x0 Chile. Mas a mesma crítica que fiz para os hermanos, faço aos canarinhos. Joga o primeiro tempo como nenhuma outra seleção, mas no segundo apaga.
Dunga entrou com o time que todo o Brasil queria com Ramires e Daniel Alves no meio. Ramires falhou muito o que provou que ele é um craque...para o segundo tempo. Avaliando por esse ângulo concordo com o técnico brazuca de entrar com Felipe Mello. Pode ser que ele erre muitos passes e que a seleção fique mais defensiva, mas isso faz com que o adversário avance e abra os espaços para o ataque canarinho (que todos nós sabemos que é o melhor da competição) na segunda etapa. Nitidamente Dunga pediu para os jogadores que fechassem mais na defesa, assim como pediu para os laterais que não subissem de jeito nenhum, evitando assim a formação 4-3-3 promovida pelo teinador chileno Bielsa. Assim como não tínhamos força ofensiva pelas laterais o Chile também não tinha e não conseguiu aproveitar os 3 atacantes.
O que me deixa chateado é que eu acho que a Alemanha é um time regular durante toda a partida e é por isso que acredito na vitória alemã diante dos hermanos. Se isso se concretizar, nossa seleção terá a mesma dificuldade.
Dunga pode ser um grande motivador, mas como treinador lhe faltam algumas características, como tirar Ramires, Juan e Luis Fabiano durante o segundo tempo. Pode ser que ele não considere Ramires o titular mas não contar com ele em plena etapa decisiva, é complicado. Já não contar com Juan e Luís Fabiano é perder 50% do time.
Temos que ser honestos e ver na tabela que a Copa do Mundo não se resume entre a rivalidade local Brasil x Argentina. Antes disso as duas seleções tem que passar por etapas difíceis. Brasil enfrenta a Holanda, relembrando as semi finais de 1994. Enquanto isso os azuis enfrentam o algoz de 2006, a Alemanha.
Não acredito que a Argentina passe dos adoradores de chucrute e o Brasil acredito que tenha uma parada difícil mas passe pela Holanda.

Rumo ao Hexa!!!!!

domingo, 27 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 - oitavas de final

Alguns jogos ja definiram confrontos das quartas de final da competição e deram uma prévia do que pode vir pela frente.

Alemanha 4x1 Inglaterra
Até agora a maior decepção foi realmente o fraco desempenho da seleção inglesa.
O jogo contra a Alemanha mostrou que os ingleses só roubaram a vaga de quem poderia ter mais chances. Acredito que o problema ja tenha começado antes mesmo da copa:
1 - a confusão do ex-capitão John Terry com a ex-esposa de Wayne Bridge (lateral esquerdo da seleção) desmoralizou não só as dois jogadores, mas também toda estrutura psicológica do todos os outros companheiros de equipe. Terry desistiu de ser o capitão e a bracedeira foi parar com Gerrard.
2 - A lesão que tirou o homem forte da defensiva do time, Rio Ferdinand.
3 - A lesão que quase tirou o até então homem forte do ataque, Wayne Rooney.
4 - Os melhores goleiros do campeonato Inglês são estrangeiros (Reina do Liverpool é espanhol, Given do City é Irlandes, Peter Chech do Chelsea é Tcheco, Van der Sar do United é Holandes...)

Não tem como entender uma equipe que conta com o meio campo mais técnico da competição (Gerrard e Lampard), um ataque de meter medo em qualquer adversário (Rooney e Defoé) e um dos melhores tecnicos do mundo (Fábio Capello) tenha tido um rendimento tão baixo. Quase que não classifica.
Demonstração da vergonha foi a falta de posicionamento dos jogadores nesta partida. Ninguém se achava em campo, a defesa subiu muito, o ataque não rendia porque os meias não faziam a ligação. Em contra partida a seleção alemã mostrou com excelencia o contrário. Bom posicionamento, muita calma e uma ótima finalização. Ta certo que o juiz não deu um gol no final do primeiro tempo, gol este que deixaria o jogo empatado naquele momento. Mesmo assim não acredito que faria diferença. E "Good salve the queen" (Deus salve a rainha, hino da Inglaterra)...de um enfarto.

Uruguai 2x1 Coréia do Sul
A seleção celeste passou com alguma dificuldade, mas mostrou um bom futebol. Os asiáticos em geral vem surpreendendo. Mostraram muita cautela, um bom toque de bola e mesmo saindo atrás pressionaram os uruguaios até o empate. O que foi muito comentado é que a seleção uruguaia parou no segundo tempo por questões físicas. Não foi o que eu vi. Para mim nitidamente queriam segurar o resultado e quase se deram mal. Quando viram que se não saíssem para o jogo poderiam ser derrotados, saíram e fizeram o dever com um golaço de Suárez.
Agora os uruguaios enfrentam os Ganeses, e certamente serão eliminados.

Gana 2x1 Estados Unidos
Muita gente se surpreende com a seleção americana, para mim não vingariam, como não vingaram. Dempsey e Donavan são os únicos que assustavam. Sem Onyewu na defesa o sistema ficou abalado e confuso. Enquanto isso os ganeses foram para cima e saíram na frente. Mesmo com o jogo equilibrado os americanos conseguiram um penalti, chegaram ao empate e levaram o jogo para a prevista prorrogação. Prevaleceu a força física e deu Gana.

Aregtina 3x1 México
Ja disse, não me assustam. O méxico começou muito superior na partida, assustando por duas vezes o fraco goleiro argentino. Até ai os "ticanos" dominavam o meio de campo, o que vinha sendo um diferencial no jogo. Mas, os hemanos chegaram ao gol com Tévez em empedimento após uma jogada individual de Messi. O méxico nitidamente se abalou e foi tanta a abalação que o zagueiro, 2 minutos depois após o primeiro gol, ao tentar puxa a bola com o pé direito acabou passando para o atacante Higuaín que sozinho driblou o goleiro e fez 2x0. Os mexicanos não conseguiram mais impor o ritmo de jogo e o intervalo veio em boa hora.
Acontece que logo no começo da segunda etapa Tévez fez jogada individual e também marcou um golaço. Acabara ali o sonho mexicano. A Argentina se recuou, segurou o jogo, o nível de futebol caiu. Mas os hermanos não saíram impunes. Aos 24 do segundo tempo Hernández fez bela jogada e fez o gol de honra, mas acabou assim.
Mais uma vez a Argentina joga tudo o que sabe e não sabe no primeiro tempo e não sobra nada para o segundo. Agora resta saber se o tabu das quartas de final (lembrando que em 94, 98 e 2006) perderam nesta fase, ou se os hermanos vão conseguir fazer a diferença no primeiro tempo contra o algoz de 2006. Digo que se não fizerem esta diferença, perderam o jogo pois os alemães parecem incansáveis e mantém uma regularidade durante todo o jogo.