sexta-feira, 8 de maio de 2009

Brasileirão vem ai!!!

Boas novas leitores, o brasileirão está chegando para bombar de posts no nosso blog!

Esse brasileirão realmente promete. Não lembro a quantas que eu falei isso (se foi em um bar com amigo ou se publiquei esse pensamento), mas, o que importa é que o futebol brasileiro esta voltando a ser o melhor do mundo. Pensem comigo: neste ano temos - Ronaldo (Corinthians), Adriano Imperador (Flamengo), Fred (Fluminense), Nilmar (Inter), Kleber (Cruzeiro e ex-Palmeiras), Rafael Moura (Atletico-PR), Keirrison (Palmeiras), Kleber Pereira (Santos), Alex Mineiro (Grêmio), Wasington (São Paulo), Reinaldo (Botafogo), e por ai vai, isso só estamos falando de artilharia. Temos por tras desses artilheiros todos, os nossos: amados, odiados, idolatrados, lógicos...técnicos, são eles: Parreira (Fluminense), Luxemburgo (Palmeiras), Carpegiani (Vitória), Tite (Inter), Mano Menezes (Corinthians), Vagner Mancini (Santos), Adilson Baptista (Cruzeiro)...ou seja, vai pegar fogo. Temos ainda inúmeros outros jogadores que estarão disputando o premio de melhor jogador do campeonato. Vamos começar uma análise partindo deste último tema:

MELHOR JOGADOR DO CAMPEONATO

Muito complicado falar desse assunto antes de começar o campeonato, até porque a janela de transferencias na metada da competição atrapalha muito qualquer palpite a respeito, porém, como sabemos, existem alguns clubes, aqueles que se planejam desde o começo do ano, que estão com o grupo fechado, isso significa que ninguém mais entra, ninguém mais sai (nada que uma proposta milionária da Arábia não resolva). Um dos meus pretendentes ao premio seria Thiago Neves (Fluminense), apesar de que fiquei sabendo por terceiros de que ele não prorroga seu empréstimo e volta para Alemanha.
Ramires (Cruzeiro) que esteve presente na seleção do brasileirão do ano passado continua sendo um forte candidato, o Cruzeiro ainda tem Kléber e Wagner que podem aparecer como opção de voto.
Se fossemos colocar os medalhões nessa parada ai a briga fica ainda melhor, e a lista muito extensa, por isso, irei me encurtar.
Eu estive presente no Beria Rio e pude acompanhar de perto um jogador muito diferenciado: D'Alessandro (Inter). Se nenhum dos medalhões conseguir se fazer nesta competição, tenho certeza de que ele rouba a cena.

MELHOR TREINADOR
Com tanta dança do fica não fica ainda aposto em Tite (Inter), simplesmente porque ele é um dos que mais tem banco para repor jogadores caso algum "falte"ao jogo. Vagner Mancini (Santos) tem muito potencial, mas, não é muito lógico nas suas escalações e ainda comete erros bobos. Adilson Baptista (Cruzeiro) certamente vai encomodar, a pouco mais de uma ano frente ao Azul-Celeste, ele ja passou por críticas, xingamentos, pressões adversas e mesmo assim faz 5x0 na final do estadual diante do maior rival: Atlético MG. Fora a belíssima campanha que faz na Libertadores. Aqui também se encaixam medalhões: Parreira e Luxemburgo (que sempre faz uma contratação esplendida na janela de transferencia).

CANDIDATOS AO TITULO
Vamos ao que interessa. O Inter é na minha opinião o favorito, é o time com maior peças de reposição a altura de seus titulares e tem um técnico que os conhece muito bem. Outrora, o Cruzeiro vem impressionando em seus jogos, e também entra na minha lista. Agora ponho a vocês 2 times que não posso deixar de fora e um impecílio nesta competição: Palmeiras (simplesmente por ter Luxemburgo, o maior campeão de Brasileirões) e São Paulo, simplesmente por ser o maior clube campeão. Não acho nenhum dos dois times extraordinários, mas por seus historiais seria pecado não comentar. O impecílio fica por conta do "efeito Ronaldo no Brasil". Um dos jogadores mais queridos deste país pode acabar se queimando entre muitos - tirando os que ele ja se queimou: Palmeirenses, São Paulinos, Santistas, Flamenguistas e todos os anti-Corinthians espalhados pelo nosso brasilzão. O São Paulo foi o primeiro clube a sentir esse efeito: no jogo de ida pelas semi-finais do paulista, Ronaldo divide uma bola com André Dias e, maldosamente deixa as travas da chuteira no zagueiro tricolor quando este dava um carrinho na bola. Lance para expulsão, mas, está para nascer o juiz com culhão para isso, moral da história? Ronaldo recebeu o amarelo o jogo continuou e blablabla...o segundo time a sentir o efeito foi o Atlético PR. Todos sabem que quando times do eixo Rio-São Paulo enfrentam clubes de menor porte (ou importancia segundo a CBF) os juizes roubam, e, não diferente, foi assim no confronto entre as duas equipes pela copa do Brasil. No primeiro jogo, na Arena da Baixada em Curitiba, Ronaldo nem conseguiu pegar na bola, acabou substituído no intervalo. Fato é que o placar apontava 1x0 para o Atlético quando o juiz deixou de marcar um penalti a favor do time da casa. O placar marcava 2x0 quando o juiz anulou um gol legítimo do time da casa. O placar marcava 3x0 quando o juiz inventou uma falta que resultou no primeiro gol do Corinthians, e ai foi só pressionar que o placar fechou em 3x2 para os paranaenses. No jogo de volta, em São Paulo, o juiz novamente não assinalou um penalti claro a favor dos visitantes e assinalou um duvidoso em cima de Ronaldo - que resultou em 2x0 para o Corinthians e a vaga nas quartas de final. Tenho certeza que voltarei a falar sobre esse assunto na metade da competição. Por esse motivo o Corinthians entra na minha lista. Ficou assim:
INTER - SÃO PAULO - CORINTHIANS - PALMEIRAS - CRUZEIRO

REBAIXADOS
Não acredito que nenhum dos que subiram consigam se fixar: Avai, Barueri e Santo André (mesmo que esse conte com Marcelinho Carioca) voltam para a segundona. Quem pode acompanha-los é que é interessante. O campeão paranaense de 2009 - Atlético - não me passa a ideia de um time bom e que pode buscar algo de útil nesse campeonato. Perdeu jogos relativamente fáceis em casa durante o estadual e nunca venceu com convicção, além de se mostrar extremamente vulnerável na zaga. Como ja disse em outros posts, um dos piores treinadores do Brasil é Celso Roth, e, na minha opinião, o Galo não vai cantar na primeira divisão e pode cair também. Apesar dos apesares, não me impressiono nem um pouco com os times do Vitória e nem do Nautico, mas, dentre os dois ainda fico com o Vitória como forte candidato, até porque jogar contra o Nautico fora de casa é um Aflito's' - me perdoem o trocadilho besta.
Portanto:
AVAI - SANTO ANDRÉ - ATLÉTICO PR - BARUERI - VITÓRIA

É isso ai pessoal, façam suas apostas, arrumem seus bolões, montem seus times e boa sorte! Que vença o melhor...ou o mais sortudo...ou então o que mais roubar...ou o que tem mais influencia...ou...