quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mundial de clubes - Barcelona campeão!

O Mundial de Clubes acabou e o Barça humilhou!

Valdés, Puyol, Piqué, Dani Alves e Abidal; Busquets, Thiago (Villa / Alexis Sanchez) e Xavi; Fábregas, Iniesta e Messi. Está aí a escalação que entrou para a história daqueles que vivem o futebol. Será uma geração lembrada por todos juntamente com o Santos de Pelé e Coutinho, o Carrossel Holandês de Rud Gullit e Frank Rijkard dentre outros...

Tudo ocorreu como o esperado, sem surpresas como no ano passado. Pelo lado dos brazucas o Santos passou pelo Kashiwa Reysol, time comandado por Nelsinho Baptista que ainda conta com Leandro Domingues e Jorge Wagner...um momento...eu escrevi passou? Ah sim...SÓ, passou. Eu deveria ter escrito "passou com facilidade", "passou com sobra", "O Santos não deu chances para o adversário", mas não, eu escrevi passou porque foi um sufoco. Em momento algum o Santos se impôs na partida diferentemente do que a Globo falou após a partida e diferentemente do que a emissora mostrou nos melhores momentos. O jogo contra os japoneses serviu de lição número 1, mas, nossos alunos não estavam ligados na aula.
Ignoraram o aviso dos professores, pois a arrogância e a ganância os cegou, ai veio a lição número 2, mas, novamente foi ignorada, mesmo com todo o Mundo falando o que falavam do Barcelona.
Na lição final, o baile. Barcelona 4x0 Santos. Quais foram essas lições não aprendidas?

1 - Jogar contra um time Japonês, tomar sufoco e ainda levar 2 gols, calma lá, tem de parar e pensar: "alguma coisa esta errada!".
Não quero menosprezar o futebol Japonês, eles cresceram muito com a ida de Zico para lá. O problema é que até hoje procuram outro Zico para revolucionar seu futebol novemente, não olham e nem investem nos pratas da casa. Ai recorrem a diverssos brasileiros para compor suas equipes, essa é a realidade deles. No futebol ninguém pode ser menosprezado, mas, temos de encarar as realidades.
Esse foi o erro número 1 dos praianos paulistas, achar que porque tiveram mais posse de bola tudo estava tranquilo. Um time que chega ao Mundial com Rafael no gol, Durval e Edu Dracena na zaga merece sim ser goleado, que me desculpem os santistas, mas, essa é a pior defesa dos clubes da "elite" do nosso futebol. E provou isso durante o Campeonato Brasileiro. Após a conquista da libertadores o clube além de sofrer com sequenciais lesões de seus craques não conseguiu se impor e ficou apenas na metade da tabela. Quando o "time do Mundial"entrou em campo contra o Bahia pela penúltima rodada do campeonato e suou para empatar em 1x1 jogando em casa, alguns conceitos deveriam ter sido revisados.

2 - A lição número dois foi tão ou mais grave que a primeira. Se a lição um é não ver que seu time está fraco, a lição dois é: achar que dava para ganhar do melhor time do Mundo e se gabar disso.
Claro caro leitor, eu entendo que niguém vai entrar em campo dizendo: "viemos para perder de pouco, essa é a estratégia", "nosso time tem sorte de estar na final, se fizermos um golzinho, já é o nosso título" ou "por mim nem entrava em campo para não passar vergonha", mas, entender que essa é a realidade é outra história. Poderiam sim sair falando que tinham time, mas, dizer que dava para ganhar...ai foi de mais.
E foi com essa ignorante arrogância que o Santos entrou em campo, cegado dos seus defeitos. Para piorar o treinador resolve mudar a tática no último jogo, no mais importante, no mais decisivo. Agora você entende quando eu digo que o Muricy é ruim? Ainda não? Deixa pra lá! Voltando...
A humildade se faz necessária em uma partida como essa especialmente se seu time é composto por jogadores que somam uma média de idade de 24 anos, muito pouco! E nem pela experiencia, mas, sim, pela mentalidade. O Neymar ser um ótimo jogador ou até mesmo o melhor atacante DO BRASIL, é uma coisa, agora, achar mesmo que ele pode encabeçar a lista dos melhores do Mundo, é outra completamente diferente.

19 anos de idade, engravida uma menina de 17 anos, se acha mais do que faz, acha que sabe mais do que os outros por mais velhos que esses outros sejam, acha que ja tem experiência e vivência o suficiente para chegar onde quiser e ainda tem certeza que chegará, acha que cumpre perfeitamente suas responsabilidades por mais que outros ja lhe tenham dito o contrário e ainda chama esses outros de invejosos...isso para mim é um estereótipo dos adolescentes dos dias de hoje.
A descrição te lembra alguém?

O time que entra em campo, achando que dá para vencer o Barcelona, vai se dar muito mal. Você tem de entrar em campo sabendo que será o jogo mais difícil de sua vida, sabendo que eles ja tem 1x0 na frente do placar. Tem de entrar como se no primeiro jogo tivesse dado 3x0 para o Barcelona e você tivesse que reverter o resultado, tem que mostrar que mesmo com todos esses contras, seu time vai lutar, até o final, com toda garra,com toda a determinação e vai para cima a todo momento.
A diferença entre tomar 4x0 e assistir o outro time jogar e tomar 8x0 mas jogar com o time para frente é bem diferente, não no placar, obviamente, mas, no coração dos torcedores. Faltou isso para o Santos, vontade de jogar bola.
Quando o time entrou em campo achando que dava para ganhar, comparando Ganso a Iniesta, Neymar a Messi, Elano a Xavi eles não sabiam o que estavam falando. Assim que o time catalão se achou em campo, viu que não sofreria resistência alguma a seu futebol, foi para cima. E como um menininho de 8 anos que chora copiosamente quando lhe roubam o pirulito, ficou a zaga do Santos ao levar o primeiro gol. O desespero foi tanto que nunca mais foi revertido e o segundo e terceiro gols entraram como se o pirulito que tivesse sido roubado fora roubado por um rapaz que, além de mais velho, estava em cima de uma bicicleta.
Tio Messi, Tio Xavi e Tio Fábregas praticaram bullying nos meninos da Villa!

Barcelona 4x0 Santos!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Campeonato Brasileiro - FINAL

Pois é, mais um brasileirão chegou ao fim.

Para variar, muitas polêmicas, o Cortinthians acabou campeão tendo o maior números de penaltis marcados a seu favor (tri-campeão nesse quesito)...e antes mesmo disso tudo nós demos nossos palpites, vamos conferir como nos saímos:

TÍTULO
:

Palmeiras: começou bem, mas, depois de jogadores indisciplinados como Wellington Paulista e Kléber começarem as intrigas internas, erramos por muito, quase que teve de brigar contra o rebaixamento.

Santos: A Libertadores e as lesões sequenciais de Ganso e Elano quebraram nossas estatísticas e o Santos acabou no meio da tabela, surpreendendo negativamente nossas expectativas. Ao menos foi campeão da Libertadores.

Flamengo: Foi regular durante toda a competição alternando bons e péssimos momentos. A crise salarial encomodou os jogadores que deixaram de por o pé nas divididas e consequentemente veio a queda de produção da equipe. Alinhando isso a péssima fase de Luxemburgo o time ficou com uma vaguinha na Libertadores.

Cruzeiro: Inexplicável. O mesmo time que inicia o ano goleando todos na Libertadores, acaba eliminado precocemente da competição, lutou contra o rebaixamento no nacional e só se salvou no último jogo diante do arqui-rival (aliás, o jogo mais contestado do campeonato, 6x1 para a raposa). O time contava com um plantel invejável. As lesões de Montillo e a fase ruim com o filho doente foram os marcos da queda da equipe.

REBAIXAMENTO

Atlético Paranaense: Na mosca. O time de aluguel do Paraná acabou mostrando ao resto o que não se deve fazer em uma competição Nacional. Ai você pode me perguntar: "mas o Figueirense também tinha um monte de jogadores empresatdos o que houve?" e eu lhe respondo "nenhum era medalhão, como por exemplo: Cléber Santana". Aliado isso a péssima administração de um presidente que não teve punho e só soube criticar a gestão anterior, SEGUNDONA meus queridos.

Bahia: Este foi por muito pouco. Contando com jogadores conturbados como: Jóbson (Botafogo), Ricardinho (ex - São Paulo, ex-Corinthians e Seleção Brasileira) e Carlos Alberto (Vasco) davam dois caminhos extremos: Se os jogadores se entendessem, poderia até pegar uma libertadores, se não, era queda na certa. Apesar dos contratempo o time conseguiu se manter na serie A.

America Mineiro: era fato. Um dos únicos que de certeza não impressionariam. Apesar das péssimas atuações nos comandos anteriores, ressucitou com a chegada de Givanildo Oliveira no comando e conseguiu não ficar em último. Kempes foi um grande destaque do campeonato e terminou entre os artilheiros da competição.

Botafogo: só erramos esta porque no meio da tabela vieram alguns reforços e porque Caio Júnior, apesar de inventar, comandou com classe a equipe. A fraca equipe parecia até ser um time enquanto tinha Caio Júnior no banco, depois disso, só lamentações e o time caiu na sua realidade. Mesmo assim nos fez errar por muito, e até uma vaguinha na Libertadores chegou a almejar.

Em resumo, nossos palpites foram extremamente péssimos, para variar, você que pretende ganhar algum bolão leia nosso blog e aposte justamente nos opostos.

Deus abençoe a todos!