segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

14 de fevereiro de 2011 - um dia histórico

Dia 14 de fevereiro de 2011 foi uma data muito especial, e não por ser meu aniversário caro leitor, mas sim por ser a data da aposentadoria antecipada de um dos maiores nomes no futebol. Ronaldo O FENOMENO.
Por onde passou esse craque de bola deixou sua marca, foi ídolo de milhões e, segundo uma pesquisa, é o rosto mais reconhecido no mundo. Como todo grande astro Ronaldo teve seus altos e seus baixos, mas, os altos contaram bem mais. São 4 copas do Mundo disputadas, 3 finais e 2 títulos (94 - era banco e tinha 17 anos, 98 - a tão mal falada crise de convulsão e 2002 - a volta por cima e em 2006 - a nova vergonha)
Em seu Adeus, Ronaldo parecia abatido, sem graça, parecia que não tinha certeza de que o que estava fazendo era o mais certo. Tentou disfarçar o nervosismo com algumas descontrações que chagou a arrancar risadas dos repórteres presentes. Parecia que o Mundo parara para ouvir, talvez pela última vez, as palavras de um jogador extremamente renomado no futebol mundial.
A carreira de Ronaldo ficou marcada por grandes voltas por cima. A primeira delas foi em 2002. Um ano antes Ronaldo sofrera uma lesão que o tirara de campo por exatos um ano (aquela terrível imagem da patela se deslocando). Em 2002, sem certeza de que clube defenderia, sem certeza se voltaria a jogar o memso futebol que conquistou o Mundo, Ronaldo é convocado por Luis Felipe Escolari e chega a Copa extremamente questionado. Sai de cabeça erguida, como artilheiro e segundo (?)* melhor jogador da Copa, o primeiro foi o goleiro alemão Oliver Kahn.
Em 2006, apesar da vergonha na Copa, ele se torna o maior artilheiro da Competição.
Mas não foi só pelo que fez em campo que Ronaldo é reconhecido. Dono de um carisma impressionante e de uma humildade marcante Ronaldo é embaixador da Paz pela ONU, tem várias instituições de caridades espalhadas pelo mundo e quando pode visita países subdesenvolvidos, sempre muito bem recebido.
O futebol se despede de mais um craque, a vida recebe mais um grande homem!
Obrigado por tudo Ronaldo!
*incompreensível