sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

vai e vem no futebol Brasileiro

O ano ja começou fervendo para vários clubes brasileiros. O mercado anda bastante complicado. O primeiro que tomo como exemplo é o atacante Fred (ex-Cruzeiro e seleção. Atualmente no Lyon da França), pretendido por muitos (Inter, Fluminense, Flamengo...), mas, ninguem o anunciou oficialmente. Dentro deste padrão posso citar mais uns 9 nomes pelo menos.
Só que esta não é a razão principal para este texto. O que mais me indigna no mercado é o Flamengo. O clube carioca possui tantas dívidas que a pelo menos 4 anos o clube anuncia cortes financeiros, ameaça de feichar as portas, de vender todo o time, só que no fim, acaba comprando vários jogadores. O Flamengo inclusive já anunciou que a ginástica Olímpica pode ser o primeiro corte de verbas. Me da pena de ver Jade Barbosa, Diego Hipólito e cia limitada. Jade inclusive trocou autógrafos por remédios. É uma pena que um clube com tanta tradição no Brasil enfrente este tipo de dificuldade, mas não é por menos, os gastos com o futebol são enormes. Ai pergunto a vocês leitores, então porque o clube insiste em ser clube geral ao invés de ser clube de futebol?
Outra tranferencia que não tem como não falar é a do Ronaldo para o Corinthians. A antiga patrocinadora Medial está ganhando muito com isso. O nome deles ainda estampa as camisas alvi-negras mesmo com o contrato vencido a meses. Tirando que o contrato feito ainda é muito obscuro (ninguem sabe ao certo quanto e como o Corinthians irá paga-lo) a maior dicussão é: Ronaldo vai fazer história? Na minha humilde opinião ele vai, e muito, porém, não sou o mais indicado a falar do craque, sou fã dele. Lembro me que em 2002 a convocação dele foi muito contestada porque ele vinha de uma lesão grave no joelho, aquele famosa cena passada e repassada no youtube e em vários jornais onde Ronaldo tenta pedalar diante do zagueiro adversário e a patela do joelho se solta. Mesmo assim o craque foi o principal nome da Copa, além de terminar como artilheiro. Há quem diga que na época ele era mais novo e que se recuperava mais fácil. Eu acredito nele porque para mim ele mostrou que tem uma força de vontade inacreditável e que se quer ele consegue.
Mais uma pergunta paira sobre a trenferencia: Ronaldo traiu o Flamengo? Eu acredito que não. Ora, pensemos o seguinte: você trabalha em uma empresa X, a empresa Y te vem com bons olhos e lhe oferece um contrato muito melhor, você iria para a empresa Y ou ficaria na X por "amor"? Não tiro a razão dos torcedores pois Ronaldo sempre disse ser flamenguista e frequentava os jogos sempre que podia e nessa altura do campeonato Ronaldo não precisa de dinheiro, mas, pensemos de novo: um dinheirinho a mais nunca faz mal a ninguém.

Pelotas, Rio Grande do Sul e antigos amantes do Elifoot estão de luto

Pois é, Pelotas-RS está de luto. O onibus que levava o time local, o famoso Brasil de Pelotas, caiu de um barranco na estrada e dois jogadores morreram mais o preparador de goleiros. Os nomes não tenho ao certo, mas, um deles é muito conhecido pelos amantes de um dos games de futebol mais jogado no final dos anos 90. Quem não lembra do Elifoot? Jogo onde você era o técnico de um time, comprava e vendia jogadores nos leilões além de poder ampliar seu estádio e usar a tática mais ousada do 3-3-4 em casa e 3-4-3 fora de casa? Neste jogo uma das principais peças de ataque do Botafogo-RJ era o atacante argentino Claudio Millar. Para quem pegou a última atualização do game na época (repito final dos anos 90) Millar era Fair Play e sem asterisco.
Na vida real o jogador rodou bastante entre clubes do exterior e clubes daqui, mas, se tornou ídolo de um só no Brasil, o próprio Brasil de Pelotas. Millar marcou 100 gols com a camisa do clube entrando para história como primeiro jogador a faze-lo pelo Brasil de Pelotas.
Outro jogador conhecido que encabeça o clube xavante é o experiente goleiro Danrlei (ex-Grêmio) que saiu ileso do acidente.