sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil x Chile

Pois bem, se contra Portugal não foi metade do que previa, também não faltará emoção para o próximo encontro.

Apesar da partida medíocre contra Portugal, nossa seleção fez o certo: segurou o empate, o que nos garantiu na próxima fase e de quebra fomos os primeiros colocados. Não se pode cobrar uma vitória nesta situação, o Brasil foi absoluto na primeira fase. Pelo fato de ter sido um jogo que ja contávamos com a classificação independente do resultado, a seleção não quis se arriscar, assim como Portugal também não ousou. Ambas equipes tiveram oportunidade de matar a partida e não conseguiram. Não estou defendendo a seleção, claro que foi decepicionante para todos, pois sempre que o Brasil entra em campo esperamos gols, mas essa é a verdade. Lembro quando Dunga foi dar uma coletiva antes da copa e ao questionado sobre não levar nenhum goleiro mais jovem (Júlio César 30, Gomes 31 e Doni 29) o treinador falou: "...não sou burro mesmo que vocês pensem assim. Todo mundo me fala: porque não levou o Ganso, o Neymar ou outro jogador mais novo para ganhar experiencia para a copa de 2014. Se fosse para pensar assim convocava o filho do Jroginho ou do Bebeto que estão nos times de base de clubes (risos). Ora, não serei cobrado por 2014. A cobrança comigo é agora..." Certamente foi pensando nisso que ele não foi pra cima da seleção lusa e preferiu só garantiu a classificação.
Só que o jogo fraco faz todos levantarem algumas questões, por exemplo: se o jogo estava tranquilo porque Felipe Mello estava com tanta disposição? ou melhor, porque abusou de força? Não precisava. Ele só provou que sua titularidade pode por em risco toda a equipe.

Agora o Brasil não só tem que, como vai começar a mostrar sua verdadeira força. Os chilenos tem no comando o argentino "El loco" Bielsa, especialista em tomar goleadas do Brasil. Apesar disso eles tem uma defesa consistente e no banco de reservas algumas surpresas, como Millar que entrou no segundo tempo do jogo contra a Espanha para marcar um golaço.
O técnico Dunga pode promover uma alteração: Felipe Mello deve deixar a equipe por conta de uma lesão (sorte nossa) e no lugar dele deve entrar Josué. Particularmente prefiro Kléberson, mas este foi apenas como um tele espectador, o único jogador ainda não utilizado por Dunga nem em amistosos. Vale lembrar que o jogador carrega o peso de ser penta campeão do mundo mas nem isso parece animar o treinador.

Estou confiante de um bom jogo, o Brasil ja provou que quando precisa joga bem.

2x0, tenho dito!!!

Hexa neles Brasil!!!!!!!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Brasil x Portugal

Me canso de ouvir os próprios brasileiros se queixando e duvidando de si mesmos. Antes era porque tinhamos sofrido para ganhar da Coréia do Norte, agora é porque Portugal embuxou 7 nos mesmos.
Será que depois desse jogo, com a vitória brasileira, o pessoal para de duvidar?

O que aconteceu no jogo dos lusos foi o seguinte:
o técnico da Coreia do Norte tinha cogitado uma classificação após o jogo contra o Brasil. Possivelmente por ter aberto o time na mesma hora em que a seleção o fez e com isso eles chegaram ao gol. Acontece que, por sorte, o treinador norte coreano mexeu na hora certa contra o Brasil. Já contra Portugal ele se precipitou.

No primeiro tempo os norte coreanos jogaram com a mesma tática do primeiro jogo, na retranca, e Portugal fez 1x0. No segundo tempo, a ambição cegou o treinador dos olhos puxados e ele resolveu abrir o jogo...tomou o 2 e o 3. Observando que tinha melado na tática, voltou atrás e recuou o time mais uma vez, mas Portugal ja estava em cima e os coreanos tomaram o 4 gol. Naquele momento o treinador coreano certamente pensou: "o que é um peido pra quem esta cagado?" e abriu o time novamente, tomando o resto da goleada.

Ta certo, Portugal vem sim embalado, mas deixa vir. Se eles pensarem que só porque fizeram 7x0 contra uma equipe que o Brasil fez 2x1 no sofrimento eles estão melhores, estão muito, mas muito enganados. Se de fato entrarem com essa cabeça, goleada brasileira. E é o que eu acho que vai acontecer.

A equipe lusa entrou no jogo contra Costa do Marfim no 4-4-2, ja contra a Coreia do Norte 4-3-3. Como a última "deu certo", o técnico não deve promover muitas alterações, ou nenhuma. Ai meu caro leitor, será tudo nosso. Ja dizia a fabulosa banda Bonde do Tigrão: tá dominado, ta tudo dominado. Vale lembrar que para Portugal este jogo pode ser complicado, pois se perder por 3 gols de diferença e Costa do Marfim fizer 5x0 os lusos deixam a competição.

Não acredito que os africanos consigam tanta diferença. Para os coreanos esse jogo será de honra a pátria.

Ja no nosso jogo estou extremamente confiante em uma vitória brasileira e por muito, 4x1. Até porque Dunga deverá (e se não fizer é muito ignorante) fazer algumas alterações: Luís Fabiano recebeu um amarelo na última partida, deve ser poupado assim como Elano. Kaká está suspenso e deve ceder a vaga para Júlio Baptista. Os jogadores que entrarão terão muita disponibilidade e mostrarão serviço para provar ao técnico e aos críticos que estão prontos.
Ora, este jogo será para observar se Dunga convocou corretamente ou não. Testes devem ser feitos. Não podemos esperar até o jogo de oitavas de final para vermos quem tem ou não consições de jogar. Por exemplo: digamos que Dunga entre com Luis Fabiano e este receba mais um amarelo. Seria colocar Grafite ou Nilmar na fogueira. O caso de Nilmar é mais simples pois ja jogou 10 minutos de uma partida, o nervosismo ja passou, mas Grafite estaria estreando em copas do mundo em plena oitavas de final, se perder ja era, não tem outra chance. Seria até injusto com o jogador. Não podemos cobrar se o mesmo está a mais de 15 dias sem jogar, perde ritmo sim.

Há quem pense que se olharmos para o Grupo H a melhor opção é classificar em segundo para evitar um possível confronto com Espanha ja nas oitavas. Parem de bobagem! O negócio é classificar em primeiro, com honra e glória, e que venham os espanhóis sim, não temos que temer nada. Time grande vai para qualquer parada. Se formos pensar assim, melhor desistir da copa. A Argentina deve chegar a final sim porque Inglaterra e Alemanha que seriam os possíveis confrontos difíceis correm o risco de não classificar. Ai se pegar só time fraco até a final, não adianta, chega com moral mas sem ritmo de Copa do Mundo.

Na Copa de 94 a Argentina só passou por timinho e perdeu para a zebra Bulgária nas quartas de final. Em 98 nova decepção nas quartas de final ao perder para a Holanda. Em 2002 caiu no grupo da morte e não passou se quer para as oitavas. Em 2006 nova derrapada nas quartas de final contra a Alemanha. Resumindo, as quartas de final faz mal aos hermanos.

Para a seleção brasileira a "toca" assim chamada no Rio Grande do Sul o time que dificilmente vencemos, está fora: França.

Rumo ao Hexa!