sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ELES ESTÃO DE VOLTA (parte 2)

Dizem que a idade ideal para se aposentar no Futebol é de 34 anos, exceto pelos goleiros que chegam a jogar até os 42. Depois dessa idade o físico ja não é mais o mesmo, os reflexos atrasam um pouco e a noção do tempo de bola se perde. Mas é o que dizem.
O que os jogadores estão mostrando é justamente o contrário. Muitos aposentados se tornaram ex-aposentados e muitos jogadores com idade de se aposentar (segundo o dito) ganham vagas e destaques em clubes de expressão no Brasil ou simplesmente retornam a seus clubes do coração.
O pontapé inicial partiu do sérvio Petkovic. Após belas exibições pelo Vitória - BA, ainda no início de carreira, o jogador ganhou destaque nacional e foi contratado pelo Flamengo. Considerado herói em momentos decisivos como na final do campeonato carioca quando fez um golaço de falta em jogo que o Fla venceu o Vasco por 2x1, o jogador também se mostrou muito polêmico e encrenqueiro, tanto que nunca conseguiu seu espaço na seleção nacional, o que para nós brasileiros era algo incompreensível. Arrumou confusão também na Gávea e recindiu contrato. Depois jogou pelo Vasco onde foi o herói na luta contra o rebaixamento daquele ano. Após sumir por um tempo o jogador foi contratado pela Atlético - MG logo após o clube subir de divisão no campeonato Brasileiro. O sérvio chegou com a premissa de ser o novo camisa 10 da equipe, mas, nada fez e foi vendido ao Goiás. No clube goiano o jogador voltou a decepcionar e foi banco durante todo o estadual. Irritado com a condição o jogador rescindiu contrato e voltou a sumir. Com vontade de voltar a jogar Petkovic foi inteligente. Sabendo de uma dívida com o Flamengo o jogador propôs jogar pelo clube em troca da diminuição da dívida, sem muitas opções os cariocas aceitaram. Muito desconfiado pela imprensa devido a idade mas amado pela torcida, Pet ganhou seu espaço e provou que seu futebol continua maroto como o de um moleque, foi um dos destaques do quinto (ou sexto, assunto ainda muito discutido) título nacional do time.
Mas o sérvio voltou a decepcionar como pessoa e abandonou um jogo do estadual após ser substituído.

E quem é que não lembra de Edílson "Capetinha"? Aquele que atuando pelo Corinthians mandou uma caneta bem dada no zagueiro Karembeu (Real Madrid) em jogo válido pelo primeiro Mundial de Clubes organizado pela FIFA? Aquele que foi penta-campeão com a seleção brasileira. Aquele que por dois anos consecutivos levou o premio de melhor jogador do campeonato brasileiro. Aquele que fez embaixadinhas na frente de Paulo Nunes (Palmeiras) em jogo contra o verdão válido pela final do campeonato Paulista. Pois é, ele também está de volta. recebeu a proposta do Bahia, clube que o revelou e que tem no comando Renato Gaúcho e voltou ao futebol.
Falando em Corinthians, quem esta tendo um bom destaque é um veterano de 37 anos. Iarley é o nome dele. Ficou conhecido pelo mundo quando jogava pela Paysandu e fez um golaço no Boca Juniors (Argentina) em plena La Bombonera em jogo válido pela Libertadores da América. No ano seguinte foi contratado pelo mesmo Boca. Jogou pelo Inter onde foi campeão do Mundo. Seu último clube foi o Goiás onde foi o destaque da equipe.

Vocês lembram do Geovanni? Jogou pelo Santos em 95 e foi vice campeão brasileiro fazendo dupla com Jamelli. Lembram dele? Ele que pintava seus cabelos com cores horrorosas. Também está de volta ao Santos, aos 37 anos de idade, mas esse já não é mais aquele Giovanni que teve tanto destaque que foi contratado pelo Barcelona.

Por falar em cabelos pintados, Marcelinho Paraíba está de volta ao São Paulo. Ídolo por onde passa teve seus destaques entre o próprio São Paulo, Grêmio, Herta Berlim (Alemanha) e ano passado acertou com o Coritiba, não evitou o rebaixamento da equipe a série B do Brasileiro mas foi o grande nome.

Aposentados ou não, desejo que mostrem seu melhor. Boa sorte!

ELES ESTÃO DE VOLTA

O futebol brasileiro ganha mais espaço na era Dunga, e de olho na seleção, ou buscando a felicidade, jogadores retornam a clubes brasileiros.
Impulsionados por Adriano (Flamengo) e Ronaldo (Corinthians) os jogadores brasileiros fazem cada vez mais força para voltar a atuar no Brasil.
Alguns buscam espaço na seleção, outros querem retomar a felicidade de jogar e outra linha quer ganhar o espaço que conquistaram aqui e perderam na Europa.

Robinho é um caso que ocupa as três linhas citadas acima. De volta ao Santos o craque quer voltar a jogar o futebol que chamou a atenção do mundo inteiro. Talvez por medo de perder a posição no Manchester City devido a forte concorrência e certamente temendo não ser titular da seleção devido as últimas partidas de Nilmar com a amarelinha, o jogador deu uma de malandro e retorna aos olhos do publico brasileiro. Nilmar anda meio sumido da cabeça dos torcedores por atuar no Villareal da Espanha, time intermediário.
Ronaldo não parece estar preocupado em lutar por uma vaga na seleção, jogou pouco desde que chegou ao timão, mas foi decisivo quando solicitado. Adriano parece estar com um pé na copa e a dupla com Wagner Love esta fazendo bem ao atleta. Lindas tabelinhas e muitos gols renderam a dupla o apelido de "Império do Amor"- marca já registrada literalmente.

Alguns outros jogadores que voltaram para o Brasil:

Fabio Rochemback (volante): saiu do Inter bem novo (19) e chegou a se transferir para o Barcelona. Sem muito sucesso no clube catalão, rodou a Europa sempre emprestado ate fechar com o Benfica, onde ficou por dois anos antes de retornar ao Brasil. Ano passado acertou com o Grêmio.

Leandro (atacante): Surgiu no Fluminense e teve grande destaque. Mas seu maior "império" foi construído em 4 anos de São Paulo, onde foi Bi-campeão Brasileiro, campeão da Libertadores entre outros. Estava no Japão e retornou ao Brasil em Janeiro de 2010. Atualmente no Grêmio.

Léo (lateral-esquerdo): Teve excelentes atuações pelo Santos onde foi campeão Brasileiro ao lado de Diego e Robinho. Contratado pelo Benfica (Portugal) na sequencia, permaneceu lá por 6 anos. Está de volta ao clube que o revelou para o futebol.

Fred (atacante): Revelado pelo América - MG o jogador teve seu auge jogando pelo Cruzeiro onde foi artilheiro do campeonato mineiro. Depois do estadual jogou pouco porque ja foi vendido ao Ajax (Holanda). Defendeu a seleção em 2006. No Ajax arrumou algumas confusões e voltou ao Brasil para atuar pelo Fluminense onde foi decisivo na luta contra o rebaixamento ano passado.

Caçapa (zagueiro): surgiu como um dos melhores da posição na época em que jogava pelo Atlético - MG onmde chegou a ser vice campeão Brasileiro. Foi para a europa na sequencia e retornou ao Brasil para defender o Cruzeiro no brasileirão do ano passado.

Edu (meia armador): Revelado pelo São Paulo onde teve grande destaque o jogador também saiu cedo do Brasil. Seu próximo time foi o grandioso Valencia da Espanha onde teve grave lesões e acabou perdendo forças. Volta ao Brasil para suprir a falta de atacantes no Internacional.

Ricardinho (meia armador): jogador muito técnico, teve sucesso por onde passou. Revelado pelo Paraná Clube o jogador teve grandes passagens por Corinthians e Santos. Todas as vezes em que foi para a Europa não conseguiu assegurar a titularidade. Defendeu a seleção em 2006. Esta de volta para defender o Atlético - MG.

Gilberto (lateral esquerdo): Ja rodou o Brasil e Europa. Sempre titular na lateral. Seu último time foi o Herta Berlim (Alemanha). Veio para substituir Wagner no Cruzeiro.

Roberto Carlos (lateral esquerdo): Sua primeira grande aparição foi pelo Palmeiras onde ficou por anos. Do Parque Antártica foi direto para o Real Madrid onde chegou a ser considerado o melhor jogador do mundo na posição. Anos gloriosos. Porém, desde que o clube madrilenho se tornou o clube dos "galáticos" o jogador nunca mais foi o mesmo e saiu do Real de forma litigiosa e sendo xingado pela torcida. Defendeu o Fenerbache (Turquia) até o final da temporada passada onde era titularíssimo. Cansado da Europa o jogador aceitou o convite do velho amigo Ronaldo e veio compor o novo "galático" Corinthians.