sábado, 12 de setembro de 2009

Brasil - convocação

Faltando dois jogos para o fim da temporada da seleção antes da copa, o técnico Dunga ja tem 14 jogadores confirmados, são eles:

Goleiros
Julio Cesar

Laterais
Macion, André Santos e Dani Alves

Zagueiros
Lucio, Luisão e Juan

Meias
Elano, Julio Baptista, Felipe Mello, Gilberto Silva e Kaka

Atacantes
Robinho, Luis Fabiano

Muitas dúvidas ainda pairam sobre os outros nomes na lista, ele ainda pode chamar mais 9 jogadores, sendo que existem mais de 12 nomes na lista de espera.
Costumeiramente os técnicos levam três goleiros, se Julio é o titular, outros dois nomes aparacem com frequencia para a meta: Gomes e Victor. Não podemos esquecer do já convocado para as olimpíadas Diego.
Na zaga temos disputa bonita. São três confirmados, se Dunga seguir os costumes, temos mais dois nomes, provavelmente Miranda e Thiago Silva.
A lateral é assunto complicado. Se Dani Alves for realmente para a meia cancha não é de se espantar que ele convoque outros dois laterais: um para a reserva da esquerda e um para reserva da direita. Aqui acho pouco porvavel. Para mim a lateral esta fechada e são esses os convocados.
Os meio campistas Diego e Kleberson, assim como Josué, tem grandes chances de entrar no grupo e Lucas fica como improvavél. O volante Denílson (ex-são paulo, hoje no Arsenal) pode surgir como surpresa por ai também, pelo menos nos dois jogos que restam. Ramires está com moral e provavelmente sera convocado também.
No Ataque Adriano parece ter reconquistado Dunga e Nilmar, que ao meu ver garantiu sua vaga ao fazer 3 gols no jogo contra o chile, só não garantiram vaga porque ainda temos Pato e Diego Tardelli - que corre lá por fora.

O fato é que são muitos nomes e acredito que esses dois últimos jogos sirvam para testes e firmamentos. Acredito que após esses jogos Dunga ja de sua convocação final, porém, não podemos nunca esquecer que o Brasil é o país do futebol e que Dunga tem quase um ano para fazer a convocação oficial. Em um ano muita coisa pode acontecer, de repente o Fenomeno volta a jogar bem, aparece um lateral craque, alguns nomes esquecidos por Dunga se destacam, Ronaldinho Gaucho reaparece...vai saber!

Brasil classificado

Começamos a contar como foi classificação, mas, os dois jogos contra Argentina e Chile, susecivamente, foram um consequencia do outro.

Argentina 1x3 Brasil

Maradona escolheu o estádio, fez o clima do jogo. Os argentinos corresponderam, lotando o estádio e, de novo, provocando a seleção brasileira duas semanas antes do jogo. Por esse motivo, pelomenos eu, e ao meu ver o único, estava muito confiante. Me veio na cabeça a final em que o Brasil venceu os argentinos por 4x1 pela copa das confederações. Os hermanos treinaram no estádio onde foi disputada a final, logo depois seriam os brazucas. Na sáida dos aregentinos o onibus da seleção brasileira chegava ao mesmo estádio. Como sempre, os gringos não mostraram respeito algum e fizeram gestos obscenos, cantaram musiquinhas ridículas e mais outras provocações para cima de nós. No dia seguinte a final um jornal argentino estampava a sua primeira página as cores verde e amarela, sem qualquer escrito ou comentário. Outro jornal mostrava Adriano e Robinho comemorando um gol com os dizeres: " quem mandou mexer com as feras!"
O tempo passa e os aregntinos...não aprendem.
O primeiro tempo começou como deveria, os gringos vindo com tudo para cima da nossa defesa e nossos guerreiros se segurando como podiam. Até parecia que os donos da casa fossem capaz de vencer. Inclusive tiveram duas boas chances de gol. Luisão abriu o placar de cabeça depois de um contra-ataque que resultou na falta cobrada por Maicon. Um balde de agua fria. Mesmo assim os gringos ainda se esforçavam e atacavam por todos os lados. A marcação era pegada, como sempre, muita falta e grosseiria, principalmente por parte de Mascherano que demorou a receber um amarelo. Quando tudo indicava que a argentina empataria a partida, mais um balde de agua fria. Após bela troca de passes, Kaka cruza da esquerda para o meio da área, Maicon livre chuta, o goleiro Andujar espalma e a bola sobra com o artilheiro Luis Fabiano, 0x2. Estádio em silencio absoluto.
No segundo tempo os hermanos vierma com tudo de novo e logo no começo com um chute de fora da área diminuiram o marcador, 1x2 incendiando o estádio. Mais uma vez parecia que eles chegariam lá...pareciam. Kaka recebe boa bola no meio de campo para armar mais um contra-ataque, espera o tempo certinho de Luis Fabiano e lança-lhe a bola. Luis sai cara a cara com o goleiro que sem muitas opções sai para tentar evitar o gol, porém, acaba deixando a coisa mais linda ainda. Luis Fabiano da um tapinha por cima dele e desta vez derruba um balde de gelo nos hermanos, 1x3. Sem motivação nenhuma e extremamente decepicionada com a atuação de Tévez, que antes do jogo disse que "engoliria" os brazucas e de Messi, que parece ser o Ronaldinho Gaucho deles - joga muito no seu time e vai mal na seleção, a torcida e o time argentino parou e fim de papo.
A festa estava completa para nós, poderia ser melhor, sempre pode. Luis Fabiano, Kaka, Robinho e Lúcio estavam pendurados, tomaram amarelo e ficaram fora do jogo contra o Chile.

Brasil 4x2 Chile

Ja Classificada com festa na Argentina vencendo os argentinos. A seleção era só festa para o jogo na Bahia, melhor lugar para festa impossível. A escalação teve de ser alterada devido as suspenções e Dunga surpreendeu. Escalou Maicon na lateral direita e deu a chance do baiano Dani Alves atuar na posição de Elano, com a camisa 7 jogando de apoio pela direita, na sua casa. Excelente escolha, talvez o melhor posicionamento tático de todos os últimos jogos e não deu outra. Dani Alves arrepiou e fez com que Maicon se sentisse mais segura nas suas subidas ao ataque. Porém o clime de festa quase estragou o jogo. O Brasil começou melhor, pressionando, como a Argentina tinha feito e assim como, no mesmo jogo, o Brasil contra atacava, os chilenos tabém fizeram isso e quase com total precisão. Graças a Julio César, que passa por uma fase extraordinária, os chilenos não abriram o placar.
Logo depois belas trocas de passes Dani Alves cruza, Adriano (que entrou no lugar de Luis Fabiano) pula mas não acha a bola, só que Nilmar (que entrou no lugar de Robinho) esatava logo atras e completou, 1x0, muito oportunismo do ex-colorado.
A pressão agora era toda nossa e numa falha do goleiro chileno (que passou mal a bola para seus defensores) Nilmar em noite inspiradíssima rouba a bola e toca para Dani Alves que deixa julio Baptista cara a cara com o goleiro para completar, 2x0 e muita festa.
O ponta direita Sanchez encomodava a defesa brasileira, principalmente porque explorava com muita inteligencia as subidas de André Santos e em uma jogada de linha de fundo, Sanchez passa pelo lateral brasileiro, invade a área e é derrubado por Felipe Mello (que teve sua pior partda pela seleção). Suazo cobra o penalti e empata o jogo. Um susto que incomodou a todos. Tanto que no segundo tempo o chile voltou bem e chegou ao empate e Sanchez acabou atingido por Felipe Mello que acabou expulso. Minutos depois, ótimo cruzamento da esquerda e, sempre ele, Suazo completou de primeira, bonito gol de empate, 2x2.
Dunga faz alterações a fim de tentar recompor seu esquema defensivo e inteligentemente põe Sandro no time. Pronto, defesa arrumada e Brasil no ataque.
Ótimo cruzamento da direita para a cabeçada de Nilmar, segundo gol no jogo e a consolidação do domínio brasileiro no jogo, 3x2.
No finalzinho de jogo o Brasil trocava passes na entrada da área, Elano faz uma bonita inverssão chegar a Maicon que bate de primeira, o goleiro espalma e a bola sobra com o dono da noite Nilmar para fechar a conta, terceiro dele no jogo e 4x2 Brasil.
De um modo geral a seleção se comportou bem nos últimos jogos. Dunga vem, entre trancos e barrancos surpreendendo, são 19 jogos invicto com 11 vitórias. Antes criticado, o agora aclamado técnico vai para copa com moral e muita, mas, muitas chances de sair com o hexa.