sexta-feira, 4 de julho de 2008

o Penalti e a paradinha

Atacante pega a bola dentro da área e é derrubado com falta. Penalti. Na hora da cobrança, não se valendo da vantagem de ter um gol enorme a sua frente e que o chute é de apenas 11m do mesmo, ele corre em direção a bola e...pára. O goleiro cai para um lado e o atacante chuta do outro.
Em alguns momentos, no caso de ser seu time, esta tal paradinha se faz feliz, em outros, caso não seja seu time, a paradinha se faz triste.
Independente de ser o meu time ou não, acho a paradinha uma covardia. Consideramos que a trave possui 7m e 32cm aproximadamente de largura e 2m 44cm de altura. Agora consideramos que o goleiro tem, em média, 1m 85cm e que pula, também em média 1m. O goleiro fica no centro do gol tendo 3m 66 cm pra cada lado. O penalti é cobrado a uma distância de 11m aproximadamente. Agora, se o jogador chutar a uma velocidade de 60km (chute fraco, acreditem!), falam as contas, isso é física, nem que o goleiro estique seus braços alcançaria esta bola e normalmente os jogadores chutam com mais velocidade do que a de exemplo. Não contentes com tamanha vantagem o jogador ainda tem direito a enganar o goleiro com a paradinha.
Paradinha é uma convardia sem tamanho. É coisa de jogador que não se garante perante ao goleiro. Eu sou a favor da punição a paradinha, como era a uns dois anos atrás. A cobrança de penalti, além de mais emocionante, da maiores condições aos que decidem encarar a pior posição de um jogador de futebol, o gol.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, Alex Mineiro (Palmeiras) e Allan Baia(Atlético-PR) fizeram a tal jogadae o gol, isso sem contar os outros jogadores cobrando outros penaltis nas de mais rodadas. Na Europa isso não vale.
Em nome do falecido Papa (que Deus o tenha) João Paulo II, ou, Carol Wojtyla, que era goleiro na Polônia, por favor CBF. Chega de covardia para com os goleiros. Chega de paradinha.