terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Brasil 2x0 Italia

Brasil e Italia fizeram um jogo sem muitas emoções e sem muitos gols também. Mesmo com as duas seleções tendo pouco tempo de treino, quem gosta de futebol e conhece ambas, o jogo poderia ter sido muito melhor.
O primeiro tempo foi só brasileiro, ta certo que a história poderia ter sido outra, pois o juiz anulou um gol legítimo da Italia logo no começo. Uma bola longa de Pirlo, que joga sempre neste estilo de passes precisos e bolas longas, caiu na onta esquerda e Grosso fez o gol anulado pelo bandeirinha. Depois disso o Brasil dominou e Elano, em uma belíssima jogada de passes rápidos saiu cara a cara com Buffon e abriu o marcador. O Brasil teve muita liberdade pelo meio e chegou ao segundo gol com Robinho que roubou a bola de Pirlo na entrada da área, invadiu, tirou dois zagueiros com pedaladas e um corte mortal para esquerda e chutou cruzado e certeiro no cantinho. Ainda no primeiro tempo. A Italia chegou a assustar com um chute de fora da área de De Rossi, mas Juliio Cesar estava nela e espalmou p escanteio. Ja na sequencia Elano com muita liberdade, recebeu pela direita, puxou para o meio e bateu alta, buscando o angulo assustando o goleiro Buffon.
No segundo tempo Marcello Lippi fez algumas alterações, reforçando o meio de campo e evitando a subida dos laterias brasileiros, o que deu equilibrio para o jogo e fez com que os azuis chegassem com mais perigo. Luca Tonni, um dos que entrou no segundo tempo, chegou ate a marcar, mas antes disso dominou a bola com a mão. Na segunda chance que teve recebeu cruzamento da direita e cara a cara com Julio Cesar bateu de primeira, mas, o goleirão brasileiro se mostrou muito bem e fez belíssima defesa.

O BRASIL NO JOGO
A seleção se mostrou, desde o começo, com muita vontade e garra. Jogadores como Elano, Ronaldinho Gaucho e Adriano mostraram muita disposição, e não por menos, todos eles vem sendo pouco aproveitados em seus clubes e queriam mostrar serviço. A estreia de Felipe Mello como segundo volante foi boa. O jogador mostrou personalidade e não se intimidou, tocava a bola rápido para nao comprometer, mas, marcava muito bem quando presciso. Maicon teve a mesma atuação de sempre, apoia bem o ataque e não é eficaz nas horas defensivas. Marcelo jogou muito bem pela esquerda a vai mostrando boas qualidades para ser o titular por muitos anos. Juan e Lucio não comprometeram e também não foram muito acionados, apesar da idade de ambos, acredito que serão os titulares na copa 2010. Gilberto Silva ainda é o volante que, a mim pelo menos, não agrada, mas, o pior ainda é o banco dele, Josue.
Fato é que a seleção começa a ganhar traços para a copa de 2010. Julio Cesar, Maicon, Marcelo, Juan, Lucio, Thiago Silva, Gilberto Silva, Josué, Ronaldinho Gaucho, Elano, Robinho, Pato, Julio Baptista, Daniel Alves e Kaka ja são figurinhas marcadas nas convocações de Dunga. O técnico ainda mostra uma admiração muito grande pelo futebol de Adriano e Luis Fabiano e ja disse que o grupo está quase fechado para a copa.

OBSERVAÇÕES FINAIS
O que me deixou triste e ao mesmo tempo entediado durante o jogo foi que a Italia, assim como Portugal, diferente do Brasil, não entrou no amistoso levando a sério. Pirlo, o líder azurro, estava bastante displicente, bobeou na zaga e perdeu a bola para Robinho, não mostrou nenhum esforço para recuperá-la, tentou fazer falta por duas vezes no brasileiro que acabou fazendo o gol. A escalação também foi bastante estranha com Gilardino entrando como único atacante, e olha que nem atacante de ofício ele é. No segundo tempo Luca Toni entrou bem e mostrou que é um pivo e tanto, segurou bem a bola la na frente, apareceu muito mais que Gilardino e encomodou bastante. O que me deixou menos triste foi ver que a Italia andou renovando e para a próxima copa veremos algumas novidades como o zagueiro Legrottaglie e os meio campistas De Rossi, Di Natale e Pepe. O problema deles ainda é nas laterais, Zambrotta e Grosso fizeram a direita e a esquerda respectivamente, mas são dois hogadores com alguma idade, principalmente Zambrotta com seus 32 anos e sem um substituto aparente, mas, com muita técnica.
O que me deixa mais triste na seleção brasileira é ver Gilberto Silva, Josué, Adriano e Maicon jogando mal e mesmo assim provaveis titulares na copa.
Em relação ao Adriano, não acho que seja hora de passar a mão na cabeça de um cara que não sabe se realmente fez a escolha certa ao optar pelo futebol. Quando escolheu ser esportista, então leve a sério a profissão e não pise na bola. Uma vez tudo bem, duas ta exagerando, agora, mais de cinco é muito para um jogador considerado nível de seleção. Ainda que temos grandes e muitos nomes na posição de atacante e fico indignado quando não vejo Amauri tendo oportunidades e fazendo gol de todas as formas na velha Juventus de Turim (Italia).


MUITA PAZ E BONS RESULTADOS PARA SELEÇÃO