domingo, 4 de maio de 2008

Aos Judocas

Para mostrar que este blog é dedicado aos esportes em geral e não somente a futebol, aqui vai uma notícia para os brasileiros que gostam de Judô.
Ofuscado pela mídia está acontecendo, em Belo Horizonte, a etapa brasileira da Copa do Mundo de Judô. Hoje foi a segunda etapa e o Brasil conquistou duas medalhas de ouro com Mayra Aguiar, de 16 anos, na categoria até 70kg e Hugo Pessanha na categoria até 90kg. No primeiro dia conquistamos 3 de ouro.
Ketleyn Quadros na categoria até 90kg feminino quase chegou lá, perdeu para a portuguesa Joanna Ramos e ficou com a Prata. Na mesma categoria, Eduardo Santos também ficou com a prata e não ficou satisfeito pois reclamou muito da sua dor no cotovelo, lesão esta que ele ainda está em recuperação.
Os bronzes ficaram por conta de Larissa Trindade na categoria até 63kg, Camila Minakawa na categoria até 73kg e Marcelo Contini na mesma categoria de Camila.
Segunda feira tem mais Brasil nas categorias -48kg, -52kg, -100kg e +100kg.

Ouvidos e olhos atentos, até a próxima. Vai Brasil!!!!!

Decisões

Mais um domingo cheio de decisões pelos campeonatos estaduais do Brasil. Vamos então começar:

Inter 8x1 Juventude
O Internacional, do técnico Abel Braga, aplicou uma sonora goleada no Juventude, do técnico Zetti. Aqui o que prevaleceu foi a experiencia do primeiro, além de ter mais time é claro. Fernandão foi o rei da tarde marcando 3, mas, vale o destaque para o goleiro Clemer que marcou o último gol do time colorado, de penalti.

Criciúma 3x1 Figueirense (Criciúma 0x1 Figueirense - prorrogação)
Direi isso em outras partidas mas isso foi literalmente um clássico. O Criciúma havia perdido o primeiro jogo e fez o resultado no segundo levando o jogo para prorrogação. Ai ficou por conta do time mais estruturado vencer a partida sem levar para os penaltis. Destaque aqui para o belo trabalho da diretoria do figueira que já é um dos times do Brasil que mais venceu estaduais nos últimos anos. Certamente é um clube que promete, não a curto prazo, mas promete.

Atlético-PR 2x1 Coritiba
Outro jogo digno de um clássico. A torcida rubro-negra apoiou do começo ao fim, sem parar. O Furacão chegou a fazer dois a zero mas numa falha irreparável do goleiro Vinícius, o Coritiba fez o gol que faltava e garantiu o título abrindo onze títulos de vantagem contra seu arqui-rival. Destaque aqui para o belo trabalho feito pelo técnico Dorival Júnior que começou o campeonato mal e terminou com o título. A diretoria do Coritba é muito criticada pelos próprios torcedores e até caçoada por seus rivais, mas, aqui eles merecem os parabéns.

Palmeiras 5x0 Ponte Preta
Para mim já era visto. O Palmeiras tem uma equipe invejável. Mesmo com a eliminação da copa do brasil (ressalto que Wanderlei Luxemburgo não é bom em torneios mata-mata) o verdão tinha a vantagem, pois venceu a primeira partida por um a zero e fora de casa, em casa ficou tudo mais fácil, só festa. Mas, destaco aqui mais um grande trabalho de uma equipe, a da Ponte. Confesso que fiquei com pena pois é um dos times mais antigos do Brasil ainda não conquistou um estadual se quer.

Flamengo 3x1 Botafogo
Joel Santana, considerado por mim um dos piores treinadores do Brasil, teve a equipe rubro-negra na mão desde o começo do campeonato, fez um belo trabalho no estadual e na libertadores, mas, está de despedida, vai treinar a seleção da África do Sul, trabalho esse iniciado por Carlos Alberto Parreira. Pelo menos Joel deixa um elenco bom para o futuro treinador, ao que indica Caio Júnior (Goiás), e se despede com a famosa chave de ouro. Mais um estadual que fiquei triste: primeiro porque gosto do treinador Cuca e segundo porque dos times do rio o que mais passa por "perrengues" é o fogão e faz tempo que não robam de ninguém. A gestão do clube é, aparentemente, honesta. Falo isso mas não posso tirar os méritos da equipe rubro-negra que realmente mereceu o título pelo que jogou e vem jogando.

Cruzeiro 1x0 Atlético-MG
Adilson Baptista é um treinador com pouca experiência mas muito ousado e ambicioso. Vem fazendo um belo trabalho e merecia o título, até pelo que o Cruzeiro jogou no primeiro jogo quando venceu por 5x0 e é um dos times candidatos (no meu ponto de vista) ao título do brasileirão 2008. O treinador Geninho é muito competente, mas, ao que indica, o galo está com um time bem fraco.

Vitória 5x1 Itabuna
Na verdade, aqui não tem final. Os quatro melhores clubes jogam uma liga - todos se enfrentam e sai o campeão. E o Vitória venceu o quadrangular final neste domingo batendo o humilde Itabuna pelo marcador de 5x1. Mesmo o Bahia vencendo por 5x0 o Vitória da Conquista, não tirou o brilho dos rubro-negros baianos. Destaque aqui para o treinador Vágner Mancine (Vitória) que foi demitido do Grêmio mesmo estando invícto no campeonato gaúcho. Vagner foi campeão e o Grêmio não, aliás, nem na final o Grêmio chegou.

Goiás 0x3 Itumbiara
O mais novo time a frequentar a primeira divisão do campeonato goiano surpreendeu a todos vencendo a partida contra o famoso Goiás do técnico Caio Júnior. Comandados pelo técnico Paulo Cesár Gusmão (que teve passagens por Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, entre outros grandes) e liderados por jogadores mais experientes como Caíco (ex-Ponte Preta, Coritiba, Flamengo), Basílio (ex-Santos) e Sérgio (ex goleiro do Palmeiras) a equipe deu um show de bola e pela primeira vez, uma vez que é o primeiro ano na primeira divisão, o Itumbiara vence o estadual. Não acompanho, mas, aparentemente, mais uma diretoria em destaque.

Paralelo aos estaduais no Brasil temos alguns campeões na Europa, são eles:

Real Madrid
que bateu o Osasuna por 2x1 de virada e conquistou o bicampeonato espanhol e seu trigésimo primeiro título nacional.

Bayer de Munich que só precisava do empate para erguer o caneco do alemão e conseguiu, 0x0 contra o Wolfsburg conquistando assim seu vigésimo primeiro título nacional.

É isso ai. Boa comemoração a você campeão e a você vice lembre-se: ganhe, perca, desafie...VIVA.

Abraço a todos