domingo, 4 de maio de 2008

Decisões

Mais um domingo cheio de decisões pelos campeonatos estaduais do Brasil. Vamos então começar:

Inter 8x1 Juventude
O Internacional, do técnico Abel Braga, aplicou uma sonora goleada no Juventude, do técnico Zetti. Aqui o que prevaleceu foi a experiencia do primeiro, além de ter mais time é claro. Fernandão foi o rei da tarde marcando 3, mas, vale o destaque para o goleiro Clemer que marcou o último gol do time colorado, de penalti.

Criciúma 3x1 Figueirense (Criciúma 0x1 Figueirense - prorrogação)
Direi isso em outras partidas mas isso foi literalmente um clássico. O Criciúma havia perdido o primeiro jogo e fez o resultado no segundo levando o jogo para prorrogação. Ai ficou por conta do time mais estruturado vencer a partida sem levar para os penaltis. Destaque aqui para o belo trabalho da diretoria do figueira que já é um dos times do Brasil que mais venceu estaduais nos últimos anos. Certamente é um clube que promete, não a curto prazo, mas promete.

Atlético-PR 2x1 Coritiba
Outro jogo digno de um clássico. A torcida rubro-negra apoiou do começo ao fim, sem parar. O Furacão chegou a fazer dois a zero mas numa falha irreparável do goleiro Vinícius, o Coritiba fez o gol que faltava e garantiu o título abrindo onze títulos de vantagem contra seu arqui-rival. Destaque aqui para o belo trabalho feito pelo técnico Dorival Júnior que começou o campeonato mal e terminou com o título. A diretoria do Coritba é muito criticada pelos próprios torcedores e até caçoada por seus rivais, mas, aqui eles merecem os parabéns.

Palmeiras 5x0 Ponte Preta
Para mim já era visto. O Palmeiras tem uma equipe invejável. Mesmo com a eliminação da copa do brasil (ressalto que Wanderlei Luxemburgo não é bom em torneios mata-mata) o verdão tinha a vantagem, pois venceu a primeira partida por um a zero e fora de casa, em casa ficou tudo mais fácil, só festa. Mas, destaco aqui mais um grande trabalho de uma equipe, a da Ponte. Confesso que fiquei com pena pois é um dos times mais antigos do Brasil ainda não conquistou um estadual se quer.

Flamengo 3x1 Botafogo
Joel Santana, considerado por mim um dos piores treinadores do Brasil, teve a equipe rubro-negra na mão desde o começo do campeonato, fez um belo trabalho no estadual e na libertadores, mas, está de despedida, vai treinar a seleção da África do Sul, trabalho esse iniciado por Carlos Alberto Parreira. Pelo menos Joel deixa um elenco bom para o futuro treinador, ao que indica Caio Júnior (Goiás), e se despede com a famosa chave de ouro. Mais um estadual que fiquei triste: primeiro porque gosto do treinador Cuca e segundo porque dos times do rio o que mais passa por "perrengues" é o fogão e faz tempo que não robam de ninguém. A gestão do clube é, aparentemente, honesta. Falo isso mas não posso tirar os méritos da equipe rubro-negra que realmente mereceu o título pelo que jogou e vem jogando.

Cruzeiro 1x0 Atlético-MG
Adilson Baptista é um treinador com pouca experiência mas muito ousado e ambicioso. Vem fazendo um belo trabalho e merecia o título, até pelo que o Cruzeiro jogou no primeiro jogo quando venceu por 5x0 e é um dos times candidatos (no meu ponto de vista) ao título do brasileirão 2008. O treinador Geninho é muito competente, mas, ao que indica, o galo está com um time bem fraco.

Vitória 5x1 Itabuna
Na verdade, aqui não tem final. Os quatro melhores clubes jogam uma liga - todos se enfrentam e sai o campeão. E o Vitória venceu o quadrangular final neste domingo batendo o humilde Itabuna pelo marcador de 5x1. Mesmo o Bahia vencendo por 5x0 o Vitória da Conquista, não tirou o brilho dos rubro-negros baianos. Destaque aqui para o treinador Vágner Mancine (Vitória) que foi demitido do Grêmio mesmo estando invícto no campeonato gaúcho. Vagner foi campeão e o Grêmio não, aliás, nem na final o Grêmio chegou.

Goiás 0x3 Itumbiara
O mais novo time a frequentar a primeira divisão do campeonato goiano surpreendeu a todos vencendo a partida contra o famoso Goiás do técnico Caio Júnior. Comandados pelo técnico Paulo Cesár Gusmão (que teve passagens por Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, entre outros grandes) e liderados por jogadores mais experientes como Caíco (ex-Ponte Preta, Coritiba, Flamengo), Basílio (ex-Santos) e Sérgio (ex goleiro do Palmeiras) a equipe deu um show de bola e pela primeira vez, uma vez que é o primeiro ano na primeira divisão, o Itumbiara vence o estadual. Não acompanho, mas, aparentemente, mais uma diretoria em destaque.

Paralelo aos estaduais no Brasil temos alguns campeões na Europa, são eles:

Real Madrid
que bateu o Osasuna por 2x1 de virada e conquistou o bicampeonato espanhol e seu trigésimo primeiro título nacional.

Bayer de Munich que só precisava do empate para erguer o caneco do alemão e conseguiu, 0x0 contra o Wolfsburg conquistando assim seu vigésimo primeiro título nacional.

É isso ai. Boa comemoração a você campeão e a você vice lembre-se: ganhe, perca, desafie...VIVA.

Abraço a todos

Nenhum comentário: