sexta-feira, 19 de junho de 2009

Copa das Confederações

A copa das confederações chegou as jogos finais da fase de grupos e ja temos zebra por ai. Antes de falar disso não podemos deixar de destacar a torcida africana. Eles vem fazendo uma festa tão grande e tão bonita que mereciam no mínimo, um técnico melhor. Danças, músicas e muito barulho vem deixando todos de boca aberta, e muitos irritados. Ontem, durante a transmissão do jogo do Brasil, Galvão Bueno se mostrou um tanto quanto incomodado com a barulheira da torcida, que não cessa se quer um minuto, nem no intervalo. Narradores preparem seus ouvidos, telespectadores preparem seus olhos, pois se isso é só a Copa das Confederações, imaginem na Copa do Mundo.

Seleção Brasileira e grupo B

A seleção Brasileira vem se comportando, de um modo geral, bem nesta fase inicial da competição. No primeiro jogo contra o Egito, passamos um sufoco, mas conseguimos a vitória 4x3 com um gol de penalti, convertido por Kaka nos acréscimos do árbitro. O penalti nem foi discutido, mas, sua marcação sim. Após cobrança de escanteio a bola cai nos pés de Lúcio, o mesmo bate de primeira. Na narração de Galvão Bueno ele disse: na traaaaave! como o lance foi muito rápido nem questionei, ainda mais quando o árbitro apontou escanteio, pois na seuqencia o zagueiro egípsio isolou a bola para linha de fundo. Porém, 37 segundos depois o juiz marcou pênalti e expulsou o zagueiro. No replay ficou claro que o zagueirão, pos sim a mão na bola e que foi pênalti claro, mas, se o juiz não tem replay, como foi que ele soube uma vez que ja tinha marcado escanteio? Segundo o trio de arbritagem, foi o auxiliar (bandeirinha) quem viu u lance e avisou o ábritro principal, mas, os egípsios questionam se não foi o quarto árbitro (aquele que fica fora do campo e que até então, disponibilizava em sua frente um televisor) e o avisou por meio do ponto de ouvido do principal. fato é que foi penalti e o Brasil ganhou. No segundo jogo o Brasil pegou os EUA, que haviam perdido para a Itália de virada por 3x1. Apáticos e nitidamente muito abaixo da técnica, habilidade e criatividade brasileira, os americanos levaram um baile: 3x0 Brasil com sobras.
Uma das coisas que me chamou a atenção foi que, no primeiro jogo Elano saiu para entrada de Ramires. Ramires foi inquestionavelmente melhor, mesmo sabendo que os gols de bola parada saíram do pé de Elano. No segundo jogo Ramires doi titular, provou que merece ser e impos um ritmo veloz, do mesmo jeito que fazia no Cruzeiro, atacou bem, defendeu bem e deu passe para Robinho fazer o segundo gol. O primeiro foi em uma cobrança de falta. Maicon que disputa vaga com Dani Alves, cobrou na cabeça de Fellipe Mello que sem dificuldade nenhuma e livre de marcação abriu o placar. Maicon ainda fezo terceiro após bela troca de passes.
Agora certamente Dunga esta coçando a cabeça, quem entra? Dani Alves no primeiro jogo foi absoluto na direita, Maicon foi igualmente absoluto no segundo jogo. Elano faz tempo que não joga bem, Ramires faz tempo que joga muito bem. Na zaga volta Juan ou fica Luisão? Pos é, agora é esperar para ver.
O Egito no seu segundo, contra Itália, provou que está com um time realmente forte, sem dúvida o mais forte de todos os tempos. Sai com muita velocidade para o ataque, possui jogadores com habilidade e criatividade no meio de campo. Tanto que venceu a atual campeã mundial por 1x0 após cobrança de escanteio. Liderados por Zidan (não confundir com o craque francês Zidane) e pelo seu companheiro de ataque Aboutrica, os egípsios criaram as melhores oportunidades no primeiro tempo e abriram o placar. Ta certe que a Itália abandonou seu estilo defensivo, foi pra cima no segundo tempo e só deu Itália. Mesmo assim, se mostraram incapazes ofensivamente e não empataram a partida.
Agora o Egito enfrenta os EUA, na minha opinião, tão fácil quanto a vitória Brasileira, será a vitória egípcia, isso se eles ainda não fizerem mais gols que nós. Ja o jogo entre Brasil e Itália será um jogo clássico. A seleção italiana super defensiva e a brasileira super ofensiva, certamente farão um grande jogo. Preparem seus corações porque será difícil.

Grupo A

No outro grupo a Espanha lidera com tranquilidade, seguida dos anfitriões da competição. A situação da África, porém, pode se complicar, pois, eles enfrentarão no último jogo a lider, invicta e difícil Espanha. Como a África Empatou seu primaiero jogo contro o Iraque e venceu o segundo contra a Nova Zelandia, ela soma hoje 4 pontos. Já o Iraque soma 1, empatou um e perdeu outro, mas, no último jogo enfrenta o Iraque, ou seja: se o Iraque vencer por 2x0 e a Espanha fizer 2x0, os anfitriões ficam fora.
Tomara que o brasileiro Joel Santana, comandante da seleção africana consiga corresponder a festa que a torcida local vem fazendo durante todos os jogos e consiga a classificação.

Nenhum comentário: