domingo, 1 de maio de 2011

Pré Temporadas x Estaduais x Outras competições

O título diz tudo, é um campeonato contra o outro, jogos direto, sem muito descanso, calendário estufado, e o pior...pré temporada demasiada curta.

O Campeonato Brasileiro termina em dezembro, entre a primeira e segunda semana do mês. Os clubes cedem folgas a seus atletas. As atividades são retomadas na primeira semana de Janeiro, as competições começam entre a segunda e terceira semana do mesmo mês. E a pré temporada? Isso não existe no Brasil.

Alguns clubes tentam passar aos torcedores que o estadual não importa, que almejam títulos maiores, mas vai explicar isso para o torcedor. A situação torna-se incompreensível pois é inadimicivel que um clube de primeira divisão perca para um clube que se quer tem divisão, não entra na cabeça do torcedor. Assim como não entra na cabeça do torcedor o fato de ir mal no estadual, a descrença começa, ou torna-se, isuperável. Não tem como pensar que: "estamos mal no estadual mas estamos fazendo uma pré-temporada, no Brasileiro será outra história". A única coisa que pensam os torcedores é: "se não ganhamos desse timinho ganharemos de quem?"

E a torida exigindo bons resultados no estadual, como os treinadores não vão da bola uma vez que em inúmeras situações treinadores são demitidos por derrotas no mesmo?

Hoje 01/05/2011 estamos nos deparando exatamente com esta situação: Renato Gaúcho, treinador do Grêmio, esta na corda bamba após uma derrota na Libertadores da América em casa e enfrenta o maior rival, o Internacional, jogo que: se o tricolor ganhar leva o título do estadual, se perder, tem mais duas partidas entre os dois clubes. Ou seja, dependendo do resultado de hoje, Renato Gaucho pode estar desempregado. E temos inúmeros exemplos no passado onde os "grandes" ficaram de fora da decisão. Hoje, no Rio, o Botafogo nem chegou na semi-final. A decisão ficou entre Vasco e Flamengo, se o rubro-negro vencer termina o estadual, se não, tem mais duas partidas entre os dois clubes.

Isso meus caros leitores, é a pura falta de noção do nosso futebol. Vemos vários jogos com um mínimo de torcedores, mas todos cobram resultados. Será que é tão rentável assim para os clubes o campeonato estadual? Excluindo os cariocas, que tem as maiores dívidas no cenário nacional, portanto precisam de uma renda de final de campeonato (a única que lotam os estádios e que não me admira se um perder para ter os dois confrontos finais e dar mais dinheiro de renda para ambos) o resto acredito que seria desnecessária tal participação, poupa o psicológico dos jogadores e também o físico. Só que de fato seria, verbo no passado. Só torna-se importante a participação para que efetivamente seja feita uma pré-temporada.

Até quando a CBF fará nosso calendário grotesco da forma como está? Até quando nós lutaremos contra os calendários mundiais onde se tem as temporadas (ex. 1990-1991, 1991-1992...)? Até quando valorizaremos os campeonatos estaduais?

Existem respostas diferentes para as diferentes perguntas, mas, o resumo seria: só acontecerá quando a CBF mudar drasticamente de comando, ou seja, provavelmente, nunca.

Um comentário:

Nicole Marin disse...

Primo!! Não sabia que vc tinha um Blog!! Que show!!

Eu fiz um esse ano também =)

http://pensarelucidar.blogspot.com

Deve ser um mal (ou bem né?) rs de aquarianos!!