quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um "tsunami" no Paraná

"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez". O autor desta frase é, provavelmente, Jean Cocteu (poeta, romancista, cineasta, designer, dramaturgo, ator e encenador de teatro francês) mas há quem conteste que seja de Mark Twain (escritor e humorista americano)*. Mas, ninguém pode contestar que ela pose ser aplicada a equipe recordista de vitórias no Brasil: o Coritiba.
O alvi-verde paranaense escreve seu nome nos anais dos reordes brasileiros com mais uma vítima: o Palmeiras.
"Esse record do Coritiba é contestável, pois o campeonato Paranaense é um campeonato de pouca expressão" disse o experiente volante palmeirense Marcos Assunção. Uma ova! Mal sabia ele que o Coritiba além de ganhar, humilharia os paulistas no dia de hoje (05/05/2011) em jogo válido pela Copa do Brasil: 6x0 para os paranaenses que praticamente eliminam o jogo em São Paulo. O Palmeiras sabe que é impossível, logo não fará: "...independente de qualquer coisa temos que ganhar para sair de cabeça erguida..." disse o atacante do time paulista Welington Paulista; "...vão dizer que foi porque o Deola não jogou e entrou o Marcos, mas, a verdade é que não tem mais como classificar, não adianta se iludir" disse o goleiro Marcos. Os dircurssos ja são de derrota.
Há quem dissesse que este jogo era a prova de fogo do clube paranaense. Se foi uma prova, o Coritiba tirou A+; se foi de fogo, o "Tsunami" não só apagou como devastou.
Este é um grande exemplo de planejamento. O Coritiba adiantou os direitos televisivos da Rede Globo de Comunicação (que até 2012 tem a licitação de transmição exclusiva do campeonato brasiliero) e montou uma verdadeira máquina. Manteve os principais jogadores, incrementou seu elenco com outros bons atletas, mateve a linha de raciocínio técnico (saiu Ney Franco para comandar a seleção Brasileira sub 20 onde este ano ja foi campeão Sul-Americano e entrou, por indicação de Ney, Marcelo Oliveira, pouco conhecido, mas, com pensamentos e trabalhos na linha do ex-treinador alvi-verde). O detalhe mais interessante desta equipe é que não tem nenhum craque, daqueles medalhões. Tem excelentes jogadores como: Rafinha (maia atacante), Marco Aurélio (atacante), Davi (meio campista), Léo Gago e Leandro Donizete (volantes), além de contar com dois goleiros que seriam titulares em qualquer clube brasileiro, Édson Bastos e Vanderlei.
Para quem gosta e acompanha o futebol como eu, o jogo mais esperado do ano é: "meninos da vila" Santos x Coritiba"tsunami alvi-verde", não necessáriamente nesta mesma ordem.
Coritiba, campeão Paranaense invicto, 24 vitórias consecutivas até o dia de hoje. Só resta ao clube esperar até a próxima quarta-feira (11/05/2011) quando enfrenta novamente o alvi-verde paulista.
*informações retiradas da Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário: